Fluminense e Cruzeiro voltam a se enfrentar nesta quinta-feira (3/10). O confronto da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro será disputado a partir das 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, o técnico Fernando Diniz comandará a Raposa em uma partida da Série A.
No empate por 1 a 1 com o Vasco, como mandante, na 28ª rodada, o profissional não esteve à beira do campo porque cumpria suspensão por expulsão sofrida em maio, quando ainda treinava o Fluminense.
Este será o terceiro jogo do Cruzeiro desde a estreia de Diniz, no empate por 1 a 1 com o Libertad, pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. A Raposa precisa muito da vitória porque vive má fase no Brasileirão.
Em agosto e setembro, o time disputou nove partidas e só venceu uma. Nos oito compromissos restantes, empatou cinco vezes e perdeu três. O único triunfo foi por 3 a 1 sobre o Atlético Goianiense, em casa, na 25ª rodada.
Se não ganhar do Fluminense, o Cruzeiro pode se descolar da briga por classificação à Copa Libertadores. A equipe está na oitava posição da tabela, com 43 pontos – dois a menos que o Bahia, sexto colocado, e o Internacional, sétimo.
O confronto também é especial para Diniz, que reencontrará o último clube em que trabalhou. Apesar de ser considerado ídolo, o técnico foi demitido em baixa, após fazer o pior início de Brasileirão da história do Fluminense. Ele deixou os cariocas na 20ª posição, com seis pontos em 11 rodadas.
Agora, o comandante tricolor é Mano Menezes, ex-Cruzeiro. Sua equipe está em 17º lugar, com 27 pontos, e perdeu todos os últimos três jogos que disputou na competição. A última vitória foi por 2 a 0 sobre o São Paulo, em casa, na 25ª rodada.
Cruzeiro venceu Fluminense Diniz no primeiro turno
Na 10ª rodada, o Cruzeiro venceu o Fluminense de Diniz por 2 a 0 no Mineirão. Dois jogos depois, o treinador foi despedido. Quem dirigia a Raposa nessa época era o técnico Fernando Seabra, que foi mandado embora no fim de setembro.
Fluminense x Cruzeiro: onde assistir
O jogo será transmitido na televisão e na internet por SporTV (TV fechada), Premiere (pay-per-view) e Globoplay (streaming).
Fluminense x Cruzeiro: prováveis escalações
Cruzeiro
Mano tem dois desfalques certos para o duelo desta quinta-feira. O lateral-esquerdo Diogo Barbosa recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota fora de casa por 1 a 0 para o Atlético-GO, na 28ª rodada, e terá que cumprir suspensão. A outra ausência na equipe tricolor é Germán Cano.
O atacante foi expulso de forma inusitada diante do Dragão. Ele levou o cartão vermelho já estava no banco de reservas, ao tentar mostrar ao quarto árbitro imagens em um telefone de uma possível irregularidade no lance do gol adversário.
A atitude de Cano é contra as regras expressas no regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dessa forma, ele foi expulso diretamente depois da ‘confusão’.
Há também duas dúvidas no Fuminense. Thiago Silva segue em tratamento no calcanhar esquerdo e pode ser preservado novamente. A participação do zagueiro contra o Cruzeiro seria uma surpresa.
Outra incerteza no time de Mano é quanto à condição de Marcelo. O lateral-esquerdo está com dores na panturrilha esquerda e pode ser baixa.
Porém, a boa novidade para o treinador é a volta de Felipe Melo. O zagueiro cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na derrota para o Atlético-GO e está à disposição no banco de reservas.
- Provável escalação: Fábio; Samuel Xavier, Antônio Carlos (Thiago Silva), Thiago Santos e Gabriel Fuentes (Marcelo); Facundo Bernal, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Jhon Arias, Kevin Serna e Kauã Elias.
Cruzeiro
Já o Cruzeiro terá força máxima. Matheus Pereira, que foi poupado no empate com o Vasco, foi convocado pelo técnico Fernando Diniz e deve retomar a vaga de titular.
O meia-atacante celeste apresentou incômodo na coxa direita e precisou ser preservado para evitar lesão. Ele fez trabalhos específicos na Toca da Raposa 2 no início desta semana e voltou a ter condições de jogo.
Desfalque contra o Vasco, João Marcelo também retorna à lista de relacionados. O zagueiro precisou cumprir suspensão automática diante do Cruz-maltino devido à expulsão no empate por 0 a 0 com o Cuiabá, fora de casa, na 27ª rodada.
No entanto, João não será titular contra o Fluminense. O defensor perdeu disputa de posição para Lucas Villalba, que ganhará a quinta chance consecutiva nos 11 iniciais.
Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira (Mateus Vital); Gabriel Veron, Lautaro Díaz e Kaio Jorge.
Desfalques: Japa (lesão no pé direito), Vitinho (lesão na coxa direita), Juan Dinenno (lesão no joelho direito) e Rafa Silva (lesão no joelho direito).
Fluminense x Cruzeiro: personagem
“É buscar a vitória. A gente sempre vai em busca da vitória, essa é a ideia de sempre, o objetivo máximo. Tem momentos que a gente joga melhor, mas tem aqueles do jeito que não queremos. Iremos lá (no Maracanã), com a ideia de buscar os três pontos, aproveitar essa Data Fifa ganhando mais um jogo e tentando ficar perto da parte de cima da tabela. É seguir na parte de cima para buscar o objetivo máximo. Temos dois objetivos (Brasileiro e Sul-Americana) e estamos vivos nos dois. Faltam ainda 10 jogos para jogar e os dois contra o Lanús. Então, temos tempo para seguir melhorando e buscando os resultados. Na quinta-feira, será mais um. Vamos tentar buscar a vitória contra o Fluminense”
Lucas Villalba, zagueiro do Cruzeiro
Fluminense x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
- Assistentes:Fabricio Vilarinho da Silva (GO); Assistente 2: Gizeli Casaril (SC
- VAR: Daiane Muniz (SP)