O Cruzeiro vem trabalhando forte para ter uma volta importante ao time logo após a Data Fifa, que se encerra em 15 de outubro. O atacante Rafa Silva está em processo de trabalhos híbridos na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, e vive expectativa de ficar à disposição do técnico Fernando Diniz pela primeira vez.
Rafa Silva está há quase dois meses sem entrar em campo devido a uma lesão no tendão da parte posterior do joelho direito. Ele se machucou em um treinamento na semana seguinte ao clássico com o Atlético, que terminou empatado por 0 a 0, em 10 de agosto, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Porém, foi liberado pelo departamento médico do Cruzeiro na última segunda-feira (30/9) para atividades físicas em campo, conciliando com a fisioterapia. No Ataque apurou que o quadro de evolução do atleta é visto como positivo.
Antes de machucar o joelho, o jogador de 32 anos havia lesionado a coxa direita no empate por 0 a 0 com o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, em 16 de junho, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele se machucou no fim do primeiro tempo, após arrancar em velocidade pela ponta esquerda.
No lance, o atacante sentiu fisgada na coxa, não conseguiu prosseguir na jogada e se jogou no gramado. Depois, foi submetido a exames que constataram lesão no músculo posterior da coxa. Desde então, ele não entra em campo.
Rafa Silva pelo Cruzeiro
Rafa Silva se machucou em meio ao melhor momento pelo Cruzeiro. O centroavante vinha sendo titular desde o início do trabalho de Fernando Seabra. Após a lesão do jogador, muita coisa mudou. O técnico foi demitido do clube, e o ataque passou a ter poucas opções.
Ele assumiu o posto na vitória celeste por 3 a 2 sobre o Botafogo, no Mineirão, pela primeira rodada do Brasileirão, em 14 de abril. Ganhou a condição após as lesões de Dinenno.
Em 2024, o camisa 8 entrou em campo 16 vezes e marcou quatro gols.
Diniz terá opções no ataque
Com a provável volta de Rafa Silva após a Data Fifa, Fernando Diniz terá mais um recurso para resolver a falta de opções no ataque celeste. Nos dois primeiros jogos à frente do time (Libertad e Vasco), o treinador contou com apenas três atacantes na lista de relacionados: Kaio Jorge, Gabriel Veron e Lautaro Díaz.
O número foi um pouco maior na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, nessa quinta-feira (3/10), pela 29ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, o garoto Tevis, destaque da equipe sub-20, foi utilizado.
A outra baixa no ataque do Cruzeiro para o restante de 2024 segue sendo Juan Dinenno. O argentino passou por cirurgia no joelho direito em agosto e só voltará aos gramados no ano que vem.
Dinenno lesionou o ligamento cruzado anterior no empate por 0 a 0 com o Internacional, em jogo adiado da quinta rodada da Série A. O centroavante caiu no gramado do Mineirão, se levantou com dores, tentou seguir em campo, mas não conseguiu.
Essa foi a quarta lesão de Dinenno em 2024. Desde que chegou à Toca da Raposa, o atacante também fraturou os ossos nariz, sofreu edema muscular na coxa esquerda e operou o púbis.