Após três dias de folga, o elenco do Cruzeiro se apresentará na tarde desta segunda-feira (7/10), na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, para dar início à preparação para o duelo contra o Bahia, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Até o jogo diante do Tricolor de Aço, marcado para 18 de outubro (sexta-feira), às 21h30, no Mineirão, serão 11 dias de muito trabalho.
Sonho de quase todos os treinadores que reclamam da falta de tempo para treinar suas respectivas equipes em meio ao apertado calendário brasileiro, o longo período de tempo sem jogos tem tido resultado contrário no Cruzeiro. A Raposa não venceu nenhum de seus três compromissos na volta do futebol após as Datas Fifa deste ano.
A ‘sina’ do Cruzeiro começou ainda sob o comando do então técnico Nicolás Larcamón, em 30 de março. Depois da primeira Data Fifa – entre os dias 18 e 26 daquele mês -, o time celeste empatou por 2 a 2 com o Atlético, no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro.
Antes desse período, no entanto, o Cruzeiro vinha bem na temporada. Os comandados do treinador argentino terminaram a fase de grupos na primeira posição geral e passaram sem sustos pelo Tombense na semifinal.
Cruzeiro tropeçou depois de outras duas Datas Fifa
Os tropeços do Cruzeiro não pararam por aí. No compromisso seguinte à segunda Data Fifa, que paralisou o futebol nacional entre 3 a 11 de junho, a equipe, que já estava sob o comando de Fernando Seabra, ficou no empate por 0 a 0 com o Vasco, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Depois disso, voltou a apresentar um futebol bem abaixo das expectativas do torcedor após a Data Fifa de setembro, entre os dias 2 e 10. O Cruzeiro teve péssima atuação e perdeu por 1 a 0 para a equipe reserva do São Paulo, em pleno Mineirão, pela 26ª rodada da Série A. Na oportunidade, os celeste tiveram a chance de entrar de vez no G6 do torneio.
À época, Seabra tentou justificar a queda de rendimento depois de longo período dedicado aos treinos citando a qualidade do adversário como impeditivo de um melhor futebol. A partir daí, o treinador começou a perder o prestígio com a diretoria cruzeirense.
“A gente esperava que, com todo esse tempo, tivéssemos uma evolução em vários aspectos. Mas existe um adversário que se preparou bem, que tem qualidade e acabou trazendo problemas para a gente”, disse em entrevista coletiva.
Diniz tentará quebrar ‘sina’ da Raposa
O Cruzeiro tentará mudar o cenário ruim diante do Bahia. Além de tentar quebrar a ‘sina’ vivida pela equipe, o técnico Fernando Diniz buscará sua primeira vitória sob o comando do time.
Em três partidas como ‘dono do boné’, Diniz ainda não conseguiu colher frutos de seu estilo autoral de trabalho. O treinador acumula dois empates (Libertad e Vasco, ambos por 1 a 1, no Mineirão) e uma derrota (Fluminense, por 2 a 0, no Maracanã).
O duelo contra o Bahia também terá um peso significativo para as pretensões do Cruzeiro no Brasileirão. Isso porque os mineiros estão na oitava posição, com 43 pontos, enquanto os baianos na sétima colocação, com 45.
Um triunfo diante do Tricolor de Aço pode colocar a Raposa no G6 da Série A de forma momentânea. A manutenção dentro da zona de classificação à Libertadores de 2025 dependerá de uma derrota do Internacional (sexto, com 46 pontos) contra o Grêmio, no Beira-Rio, em Porto Alegre, no sábado (19/10), às 16h, ao final da 30ª rodada.
Desempenho do Cruzeiro após voltas das Datas Fifa
1ª Data Fifa – 18 a 26 de março
- Atlético 2 x 2 Cruzeiro – jogo de ida da final do Campeonato Mineiro
2ª Data Fifa – 3 a 11 de junho
- Vasco 0 x 0 Cruzeiro – 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
3ª Data Fifa – 14 de junho a 14 de julho
- Calendário brasileiro não parou
4ª Data Fifa – 2 a 10 de setembro
- Cruzeiro 0 x 1 São Paulo – 26ª rodada do Campeonato Brasileiro