O segundo treino do Cruzeiro em meio à pausa do futebol para compromissos da Data Fifa de outubro teve algumas novidades em campo. A principal delas foi a presença de um quinteto da base celeste, que está sendo observado de perto pelo técnico Fernando Diniz na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte.
Por meio das imagens divulgadas pelo próprio clube celeste nas redes sociais nesta terça-feira (8/10), foi possível identificar que cinco jovens participaram da atividade. São eles: o lateral-esquerdo Kauã Prates, o volante Janderson, os meias Jhosefer e Rhuan Gabriel e o atacante Tevis.
Diniz cobrou bastante pela entrega dos jogadores no treino. Em trecho do vídeo, o treinador pediu que os atletas dessem o máximo no trabalho com bola para se prepararem fisicamente para o desgaste nas partidas.
“O treino agora é para vocês terem gasto de energia. Tudo que a gente vai fazer aqui tem a ver com o jogo e com o jogo que a gente joga. Então, se dediquem para cara***, para jogar, fazer gol e correr para cansar. Quanto mais vocês cansarem aqui, mais descansados vocês vão ficar no jogo”, disse.
Atacante segue em transição
Outra novidade no treinamento foi a participação de Rafa Silva de forma parcial. O atacante voltou às atividades no dia 30 de setembro, com trabalhos híbridos entre campo e fisioterapia. Ele se recupera de lesão no tendão da parte posterior do joelho direito.
Rafa participou da primeira etapa do treino desta terça. O centroavante integrou o grupo nas atividades físicas e com bola em campo reduzido, mas não participou do trabalho de finalização com ritmo de jogo.
O camisa 8 está há quase dois meses sem entrar em campo. Ele se machucou em um treinamento na semana seguinte ao clássico com o Atlético, que terminou empatado por 0 a 0, em 10 de agosto, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Antes de machucar o joelho, o jogador de 32 anos havia lesionado a coxa direita no empate por 0 a 0 com o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, em 16 de junho, pela 9ª rodada. A infelicidade ocorreu no fim do primeiro tempo, após arrancar em velocidade pela ponta esquerda.
Mais opções para Diniz
Com a provável volta de Rafa Silva após a Data Fifa, Fernando Diniz terá mais um recurso para resolver a falta de opções no ataque celeste. Nos dois primeiros jogos à frente do time (Libertad e Vasco), o treinador contou com apenas três atacantes na lista de relacionados: Kaio Jorge, Gabriel Veron e Lautaro Díaz.
O número foi um pouco maior na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, nessa quinta-feira (3/10), pela 29ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, o garoto Tevis, destaque da equipe sub-20, foi utilizado.
Próximo jogo do Cruzeiro
O Cruzeiro aproveita a pausa da Data Fifa para se preparar para o confronto direto contra o Bahia, pela 30ª rodada do Brasileirão. As equipes se enfrentarão no dia 18 de outubro (sexta-feira), às 21h30, no Mineirão.
A partida terá caráter decisivo por envolver dois times que lutam por vaga na zona de classificação à Copa Libertadores de 2025. O Cruzeiro está na oitava posição, com 43 pontos, enquanto o Tricolor de Aço está na sétima colocação, com 45.