Nascido em Belo Horizonte, Alexandre Mattos tem uma ligação muito forte com o futebol mineiro. Além de já ter trabalhado nos três principais clube da capital, o atual CEO do Cruzeiro passou pelo Boston City, sediado em Manhuaçu, na Zona da Mata.
A passagem do dirigente pelo clube foi relembrada com carinho por Renato Valentim, dono do time, em entrevista exclusiva ao No Ataque. O empresário de 54 anos, que reside em Boston, nos Estados Unidos, falou também sobre a relação com a Raposa.
“Temos uma parceria com Cruzeiro agora. O Alexandre é um grande amigo. Esteve em Boston por quase um ano trabalhando comigo. Um amigo pessoal. Adoro o Alexandre. Faz um trabalho espetacular em todos os clubes que passa. Um cara que eu admiro pelo trabalho que faz em outros clubes. Estamos criando uma proximidade grande com o Cruzeiro”, iniciou.
No clube do interior mineiro, que tem projeto ambicioso e busca estar no topo do futebol nacional em até 10 anos, Mattos atuou como CEO de junho de 2021 a janeiro de 2022. O trabalho no Boston City ocorreu entre a saída do Atlético e a chegada no Athletico-PR.
“Ficou quase um ano com a gente. Só saiu porque recebeu uma proposta irrecusável do Athletico-PR. Era impossível não aceitar. Ele nos ajudou muito com a experiência dele, por tudo que carrega, é um cara super vencedor. Foi uma época importante para nós tê-lo ao nosso lado, usando sua experiência no futebol para fazer a gente alcançar os objetivos”
Renato Valentim, dono do Boston City
Alexandre Mattos deixou o Furacão em dezembro de 2023 para se tornar diretor executivo de futebol do Vasco. No clube carioca, permaneceu até março deste ano, quando foi desligado do cargo por divergências com os gestores da 777 Partners, que na época estavam à frente da SAF do clube.
Cerca de três semanas após a demissão no Rio de Janeiro, Mattos foi anunciado como diretor do América. O retorno ao alviverde, entretanto, foi polêmico. Após 15 dias de sua apresentação no Coelho, o dirigente aceitou o convite de Pedro Lourenço, dono do Cruzeiro, e se tornou CEO da Raposa.
Projeto do Boston City
Em atividade desde 2018, o Boston City Brasil é comandado por Renato Valentim, empresário que construiu fortuna nos Estados Unidos e tem o objetivo de elevar o time de Minas Gerais ao topo do futebol nacional. Neste momento, a equipe disputa o Campeonato Mineiro Segunda Divisão, competição de terceiro nível estadual.
A disputa do torneio, entretanto, não é o principal foco de atenção do clube nesta temporada. Como revelado por Renato na entrevista ao No Ataque, o Boston City está focado na conclusão da Arena Boston City, estádio que recebeu investimento de cerca de R$ 50 milhões e terá capacidade para 12 mil pessoas, e do centro de treinamento.
“O primeiro objetivo é equacionar o clube. Precisamos zerar esse investimento pessoal que fazemos hoje. A partir daí, com o estádio pronto para receber jogos, vamos investir no time profissional para subir. Ano que vem será o início dessa caminhada de acesso. Estamos planejando o ano de 2025 para competir e brigar pelo acesso”, falou Renato.