Não deu tempo de nada. O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima mal apitou o início do jogo entre Cruzeiro e Athletico-PR, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, e precisou colocar o apito na boca novamente. Em três segundos, Rafa Silva levou o cartão vermelho.
O atleta cruzeirense correu para pressionar a saída de bola do Furacão e deixou o cotovelo ao tentar passar pelo zagueiro Kaique Rocha.
Rafa Silva não entrava em campo desde junho, no empate por 0 a 0 com o Vasco, pela nona rodada do Brasileiro. Na primeira oportunidade em pouco mais de quatro meses, levou apenas três segundos para ‘desperdiçá-la’.
Em junho, quando carregava o status de titular, sob o comando do ex-treinador Fernando Seabra, o atacante lesionou a coxa esquerda. Voltou a treinar apenas em agosto. Nem uma semana depois, sofreu lesão no tendão da parte posterior do joelho direito. Ele voltou a ser relacionado em outubro.
Técnico do Cruzeiro, Fernando Diniz não mexeu nas peças após a expulsão de Rafa Silva. O comandante ainda não venceu com a camisa estrelada – são quatro empates e uma derrota – e, com um a menos, pode ter mais dificuldades para alcançar o triunfo.