CRUZEIRO

O que mudou no Cruzeiro desde a derrota para Flamengo no 1º turno do Brasileiro

Cruzeiro passou por intensas reformulações dentro e fora de campo desde a derrota para o Flamengo no 1º turno do Brasileiro; veja o que mudou
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro terá seis mudanças em relação ao time que enfrentou o Flamengo no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Os adversários votarão a medir forças na próxima quarta-feira (6/11), às 21h, no Independência, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada da competição de pontos corridos.

A última partida entre as equipes foi em 30 de junho e terminou com vitória carioca por 2 a 1, no Maracanã. Pedro abriu o placar para os donos da casa logo aos 16 minutos do primeiro tempo, mas viu Matheus Pereira deixar tudo igual aos 37’. Na etapa final, Fabrício Bruno colocou o rubro-negro em vantagem novamente.

Desde o confronto, o Cruzeiro passou por intensas reformulações dentro e fora de campo. A começar pela chegada de sete reforços contratados pela gestão de Pedro Lourenço na janela do meio do ano: o goleiro Cássio, o zagueiro Jonathan Jesus, os volantes Matheus Henrique, Walace e Fabrízio Peralta e o atacante Kaio Jorge. 

Cruzeiro contratou sete reforços 

Ainda sem poderem atuar com a camisa do Cruzeiro naquela ocasião, os reforços apenas seguiram os treinos na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte. Eles só foram liberados diante do Bragantino, no Independência, pela 17ª rodada. 

Os novos jogadores já haviam chegado ao clube quando Cruzeiro e Flamengo se enfrentaram, mas ainda não podiam ser inscritos no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A janela só foi aberta a partir de 10 de julho.

Time teve mudanças 

Em relação à equipe que foi derrotada pelo Flamengo no primeiro turno, o Cruzeiro teve seis alterações, considerando o time-base que vem sendo escalado nos últimos jogos. Dessas, dois atletas já não fazem mais parte do elenco. 

Naquela oportunidade, a Raposa entrou em campo com a seguinte formação: Anderson; William, Neris, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Ramiro; Gabriel Veron, Arthur Gomes e Matheus Pereira. 

O goleiro Anderson perdeu a condição de titular após a chegada de Cássio. O zagueiro Neris teve contrato rescindido e assinou com o Vitória – Lucas Villalba tem sido o escolhido para a vaga deixada. Já o lateral-esquerdo Kaiki voltou para a reserva com a retomada das boas atuações de Marlon. 

As mudanças no meio-campo ficaram por conta dos volantes Lucas Silva e Ramiro, que perderam prestígio e posição para Walace e Matheus Henrique. 

Mais à frente, apenas Arthur Gomes deixou o time. O atacante foi vendido ao Dínamo Moscou, da Rússia. O centroavante Kaio Jorge passou a ocupar o espaço deixado na equipe. 

Dos titulares diante do Flamengo em junho, apenas William, João Marcelo, Lucas Romero, Matheus Pereira e Gabriel Veron se mantiveram entre os 11 iniciais.

Fernando Diniz foi anunciado como treinador do Cruzeiro horas depois da demissão de Seabra / Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Raposa trocou de treinador 

Outra mudança que teve bastante repercussão foi a troca de treinador no Cruzeiro. Fernando Seabra foi demitido do cargo em 23 de setembro, logo após o empate por 0 a 0 com o Cuiabá, na Arena Pantanal, pela 26ª rodada do Brasileirão. 

No mesmo dia, a diretoria celeste anunciou a chegada de Fernando Diniz para o comando técnico da equipe. O profissional de 50 anos já dirigiu a equipe em sete jogos e acumula uma vitória, quatro empates e duas derrotas. 

Momento atual 

Apesar de viver um momento de oscilação na Série A, o Cruzeiro está motivado pela classificação à final da Copa Sul-Americana. O time mineiro conseguiu o feito ao bater o Lanús por 1 a 0, em La Fortaleza, na região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina, nessa quarta-feira (30/10), pelo jogo de volta da semifinal. 

O rival da Raposa na decisão do torneio continental será o Racing, que despachou o Corinthians na outra semifinal. Os argentinos venceram por 2 a 1, no El Cilindro, em Avellaneda, após empate por 2 a 2, na Neo Química Arena, em São Paulo. 

Aliviado por ter chegado à final, o Cruzeiro precisa dar uma resposta ao seu torcedor também no Brasileirão. A equipe celeste não vence há seis rodadas, estagnou na oitava posição, com 44 pontos, e viu a distância para o G6 aumentar para sete.  

Assim como o Cruzeiro, a temporada do Flamengo pode ser salva com um título. O rubro-negro se concentra para os jogos da final da Copa do Brasil contra o Atlético, que serão disputados no dia 3 e 10 de novembro. 

Dessa forma, o Flamengo pode ter um time misto diante do Cruzeiro. Isso porque a partida será em meio às decisões do torneio mata-mata. O clube carioca está na quarta colocação na Série A, com 55 pontos.

Compartilhe