As expectativas não eram altas, mas isso não torna menos decepcionante a atuação do Cruzeiro nesta quarta-feira (6/11). Mesmo diante de um Flamengo ‘desfocado’ e com time misto, a Raposa perdeu por 1 a 0 no Independência, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado pelo zagueiro David Luiz.
Não é segredo que todos os olhares do Rubro-Negro estão todos voltados para a final da Copa do Brasil, contra o Atlético. Por isso, o técnico Filipe Luis mandou a campo uma equipe sem vários titulares, como o meia-atacante De Arrascaeta e o centroavante Gabigol.
Ainda assim, o Cruzeiro pouco preocupou o adversário. Por causa da grande quantidade de passes errados no meio-campo e no ataque, a Raposa teve dificuldade em criar jogadas perigosas. E quando tiveram oportunidades, os jogadores não corresponderam.
Esse foi o quinto tropeço de Fernando Diniz em cinco partidas na Série A. Desde a contratação do treinador, no fim de setembro, o Cruzeiro empatou três vezes e perdeu duas.
Situações de Cruzeiro e Flamengo no Brasileirão
Com a vitória fora de casa, o Flamengo se manteve na quarta posição e alcançou a marca de 58 pontos – 14 a mais que a Raposa, que permaneceu em oitavo lugar e desperdiçou a chance de entrar no G7.
- Próximo jogo do Cruzeiro será contra o Criciúma, sábado, às 19h, no Mineirão, em BH, pela 33ª rodada do Brasileirão
- Próximo jogo do Flamengo será contra o Atlético, domingo, às 16h, na Arena MRV, em BH, pela volta da final da Copa do Brasil
Primeiro tempo sem gols e com ‘chuva’ de passes errados
Antes de a bola rolar, o Cruzeiro prestou duas homenagens. A primeira foi a entrega de uma camisa comemorativa ao volante Lucas Romero, que completou 200 jogos pela Raposa.
Depois, o clube exibiu no telão uma imagem em memória de José Victor Miranda dos Santos, o cruzeirense de 30 anos que foi assassinado em emboscada feita pelo torcida organizada Mancha Verde, no fim de outubro, no interior de São Paulo.
Nos 10 minutos iniciais, a equipe estrelada pressionou o Flamengo. O zagueiro Lucas Villalba levou perigo com bom chute do lado direito, mas o goleiro Agustín Rossi defendeu.
Apesar de chegar bastante ao setor ofensivo, o Cruzeiro não conseguia finalizar direito. A Raposa apresentou problemas no último passe – e em alguns casos, até no desenvolvimento de jogadas, ainda no meio-campo.
Ou os lançamentos eram muito longos, o que facilitava a chegada dos defensores cariocas, ou os atletas eram desarmados antes de conseguirem concluir a gol.
A formação mista do Flamengo deu trabalho ao Cruzeiro. Quando apareceram no ataque, os visitantes incomodaram o goleiro Cássio e os zagueiros celestes. Capitão rubro-negro, o atacante Bruno Henrique chegou a mandar uma bola na trave.
Flamengo marca de falta e garante a vitória no segundo tempo
Com gol de falta, David Luiz abriu o placar para o Flamengo aos sete minutos do segundo tempo. O zagueiro fez cobrança rápida, que surpreendeu a barreira e entrou no lado esquerdo de Cássio.
Houve erro individual de Marlon nessa jogada. O lateral-esquerdo deu um passo para o lado esquerdo e abriu a barreira. David Luiz finalizou justamente no espaço deixado pelo camisa 3.
Antes mesmo de levar o gol, Diniz já havia mexido no Cruzeiro. O técnico iniciou o jogo com três volantes, mas abdicou dessa formação para colocar o meia-atacante Álvaro Barreal em campo depois do intervalo. Ele entrou no lugar do meio-campista Walace. Depois, Lautaro Díaz substituiu Matheus Pereira no ataque.
O Flamengo quase fez um segundo gol com Carlos Alcaraz. A jogada foi anulada após o árbitro de vídeo assinalar posição de impedimento do meio-campista.
Desorganizado e desesperado, o Cruzeiro se lançou ao ataque, sem sucesso. Antes do gol anulado, o centroavante Kaio Jorge chance clara de empatar o jogo.
CRUZEIRO 0 X 1 FLAMENGO
Cruzeiro
Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero (Lucas Silva, aos 44’/2ºT), Walace (Álvaro Barreal, no intervalo) e Matheus Henrique; Matheus Pereira (Lautaro Díaz, aos 12’/2ºT), Gabriel Veron (Mateus Vital, aos 44’/2ºT) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz.
Flamengo
Agustín Rossi, Guillermo Varela, David Luiz (Léo Pereira, aos 24’/2ºT), Fabrício Bruno, Ayrton Lucas (Alex Sandro, aos 33’/2ºT); Allan, Erick Pulgar (Evertton Araújo, no intervalo), Carlos Alcaraz; Gonzalo Plata, Bruno Henrique (Lorran, aos 33’/2ºT) e Matheus Gonçalves (Michael, aos 24’/2ºT).
- Gols: Marlon (Cruzeiro); David Luiz, aos 7’/2ºT (Flamengo)
- Cartões amarelos: Gonzalo Plata (Flamengo), Evertton Araújo (Flamengo), Alex Sandro (Flamengo), David Luiz (Flamengo), Rossi (Flamengo), Marlon (Cruzeiro) e Villalba (Cruzeiro)
- Cartão vermelho: Allan
- Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
- Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
- VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
- Público: 20.855
- Renda: R$ 1.055.343,00