Lucas Silva voltou a ser titular do Cruzeiro e ganhou elogios do técnico Fernando Diniz. O volante recebeu a braçadeira de capitão e foi escaldo entre os 11 iniciais na vitória por 2 a 1 sobre o Criciúma, no Mineirão, em Belo Horizonte, nesse sábado (9/11), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, na vaga de Walace, que foi cortado do jogo por risco de lesão.
O camisa 16 teve boa atuação diante do Tigre e conseguiu um número curioso. De acordo com o SofaScore, aplicativo especialista em estatísticas esportivas, Lucas Silva acertou 51 de 52 passes tentados (98% de precisão). Desses, apenas nove foram para trás, retardando a progressão do ataque.
O volante levou um amarelo no início do segundo tempo, mas ficou em campo quase até o final do jogo. Ele só foi substituído pelo técnico Fernando Diniz aos 41 minutos do segundo tempo, quando deu lugar ao zagueiro Zé Ivaldo. A essa altura, o Cruzeiro vencia por 2 a 1 e tentava segurar o resultado.
A última vez em que Lucas Silva havia sido titular foi na derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando a Raposa entrou em campo com os considerados reservas. O volante fez uma atuação apagada, assim como o restante da equipe.
Lucas Silva ganhou elogios de Diniz
Após a partida contra o Tigre, Diniz elogiou a entrada de Lucas Silva no esquema tático. De acordo com o treinador, o goiano de 31 anos fez uma dupla interessante com o argentino Lucas Romero no meio-campo.
“Eu concordo que o Lucas Silva fez uma grande partida hoje. Lucas Romero e Lucas Silva fizeram uma dupla interessante”, disse.
“Fiquei muito contente de a torcida ver uma prata da casa com tanta história no clube voltar a jogar bem com a camisa do Cruzeiro”.
– Fernando Diniz, técnico do Cruzeiro.
Volante será titular na final da Sul-Americana?
Apesar de ter elogiado Lucas Silva, o treinador não deu pistas se o volante ganhou a posição de Walace. Sendo assim, a provável formação do meio-campo titular para a final da Copa Sul-Americana ainda é um mistério.
“Todo mundo que está no elenco tem chance de jogar a final, não é questão do Lucas Silva, do Walace, do Barreal e do Lautaro, que está ganhando ritmo depois de deixar o DM. A gente ainda tem duas semanas para a final, e todo mundo que está aí tem condições de jogar a final, não é só Walace e Lucas Silva, todos que estão treinando têm condições de jogar a partida”, finalizou.
O Cruzeiro enfrentará o Racing, da Argentina, no dia 23 de novembro (sábado), às 17h, no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai. Antes disso, a equipe mineira ainda entrará em campo para um compromisso do Brasileirão.
O time celeste visitará o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo, no dia 20 (quarta-feira), às 11h, pela 34ª rodada da Série A. Por ser às vésperas da decisão continental, Diniz deve mandar a campo uma formação totalmente reserva.