O Cruzeiro fará de tudo para contar com Gabigol no elenco a partir de 2025. O clube mineiro não medirá esforços para contratar o atacante em caso de não renovação de contrato com o Flamengo nos próximos dias. Conforme apurou a reportagem de No Ataque, os planos da Raposa para o jogador de 28 anos vão bem além do retorno técnico nos gramados.
A diretoria celeste entende que Gabigol é o atleta ideal para ser a ‘cara’ da mudança de patamar desejada para a próxima temporada em todos os níveis. Além de tentar colher resultados esportivos imediatos, o Cruzeiro busca uma expansão ainda maior da marca no país.
Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro, vê o ídolo do Flamengo como um ‘canhão’ para desenvolver esse projeto de forma rápida e natural. Como soube No Ataque, o gestor tinha o desejo de contratar um jogador ‘midiático’ desde quando assumiu o clube-empresa, no fim de abril deste ano.
À época, o empresário chegou até citar para pessoas próximas o exemplo de Hulk, atacante do Atlético, como força de marca. A comemoração do ídolo alvinegro imitando o alter ego de Robert Bruce Banner, personagem dos filmes de super-herói da Marvel, é um símbolo que traduz bem a ideia buscada.
Curiosamente, Gabigol também tem forte presença nas crianças e em torcedores de todas as idades em suas celebrações de gols. O centroavante comemora seus tentos levantando os dois braços na altura dos ombros e forçando os bíceps.
Contratação para balançar Minas Gerais
Foi nesse sentido que Lourenço afirmou, no dia 4 de outubro, que buscaria um jogador no mercado para “dar uma balançada em Minas Gerais” em 2025. Embora o gestor tenha negado em várias ocasiões, Gabigol estava na pauta do Cruzeiro desde a troca de gestão do clube.
A contratação do camisa 99 rubro-negro passaria um recado ao mercado semelhante ao de quando a Raposa acertou com Cássio, em maio. Os mineiros atravessaram as tratativas de renovação do goleiro com o Corinthians e convenceram o arqueiro a deixar o clube paulista após 12 anos.
Gabigol seria uma referência técnica em campo e um personagem importante fora dele para o marketing do Cruzeiro. Ou seja, Pedrinho quer um jogador que sirva para potencializar as vendas de camisas e adereços do time estrelado, impulsionar as adesões no programa de sócio-torcedores e ser referência para as novas gerações de torcedores.
Todas as características buscadas pelo empresário são encontradas em Gabigol, que criou um laço muito forte com o Flamengo desde 2019. Dessa forma, o atacante seria um ‘pacote completo’ para o Cruzeiro.
Conversas entre Cruzeiro e Gabigol
Embora as partes não confirmem publicamente neste momento, o Cruzeiro já se movimenta para tentar acertar a contratação de Gabriel, que tem contrato com o Flamengo somente até 31 de dezembro deste ano. CEO do clube mineiro, Alexandre Mattos já levou ao empresário do jogador, Júnior Pedroso, a intenção da Raposa em contar com o futebol do atacante.
O Cruzeiro está disposto a oferecer um vínculo longo ao artilheiro, além de um salário compatível com o tamanho do projeto desenhado para ele em Minas. O tempo seria de três anos, com possibilidade de ampliação depois do prazo.
O modelo é parecido com o proposto pelo estafe do atleta quando tentou acertar a renovação com o Flamengo. Contudo, o clube carioca não aceitou e fez uma contraproposta de apenas mais um ano, também negada pelo jogador.
No entanto, o Cruzeiro conduz as conversas com o agente de Gabriel com cautela, já que pode haver um entrave na situação com mudança de rota nos próximos dias. O Flamengo só definirá se fará um novo esforço para manter Barbosa após a eleição presidencial do clube, marcada para o dia 9 de dezembro.
Conforme adiantado pela Samuca TV e confirmado por No Ataque, Cruzeiro e Júnior Pedroso terão uma conversa mais firme nas próximas semanas.
Flamengo e Cruzeiro entendem que este não é o momento ideal para comentar sobre a situação de Gabigol. O rubro-negro está às vésperas do segundo jogo da final da Copa do Brasil contra o Atlético, neste domingo (10/11), na Arena MRV, em Belo Horizonte, enquanto a Raposa se prepara para a decisão da Copa Sul-Americana contra o Racing, da Argentina, no dia 23, em Assunção, no Paraguai.
Números de Gabriel Barbosa pelo Flamengo
Gabigol ficou eternizado na história do Flamengo por ter caráter decisivo. São várias marcas expressivas do camisa 99 em seis anos no clube, como ser o sexto maior goleador, com 160 gols marcados em 304 partidas. Ele também deu 44 assistências aos companheiros nesse período.
Barbosa também aparece ao lado do meia Arrascaeta e do atacante Bruno Henrique, jogadores do atual elenco, com 12 títulos com a camisa rubro-negra. Destaque para duas Libertadores (2019 e 2022), dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020) e uma Copa do Brasil (2022).
O centroavante pode faturar mais uma taça neste domingo (10/11) caso o Flamengo segure a vantagem por 3 a 1 construída no jogo de ida contra o Atlético, no Maracanã, na semana passada. O time carioca pode até perder por um gol de diferença que, ainda assim, ficará com o título da Copa do Brasil de 2024.
Foram de Gabigol os dois últimos tentos do Flamengo no triunfo sobre o Atlético. Com eles, o centroavante atingiu a marca de 16 tentos anotados em 17 finais pelo clube carioca.