Outrora focado em escapar do rebaixamento, o Corinthians conseguiu uma arrancada na reta final do Campeonato Brasileiro e agora mira a classificação à Copa do Libertadores. O time paulista, inclusive, apresenta mais chances de conquistar a vaga que o Cruzeiro, que passou grande parte do torneio no G6.
De acordo com os cálculos do site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Timão, que é o nono colocado, com 47 pontos, aparece com 33,1% de chances de garantir vaga na competição continental em 2025. A Raposa, sétima colocada, aparece 32,6%. O time mineiro soma a mesma pontuação dos alvinegros, mas tem um jogo a menos.
Como o Flamengo, quinto colocado, venceu a Copa do Brasil, agora os sete primeiros colocados da Série A garantirão vaga na Libertadores. Caso o Botafogo derrote o Atlético, justamente na final do torneio neste domingo (30/11), o número aumentará para oito.
O Cruzeiro teve a chance, nesse sábado (23), de garantir vaga direta na fase de grupos do torneio em 2025. Isso porque a Raposa enfrentou o Racing na final da Copa Sul-Americana, mas acabou sendo derrotada por 3 a 1.
Classificação do Campeonato Brasileiro
- Palmeiras, 70 pontos (21 vitórias)
- Botafogo, 70 pontos (20 vitórias)
- Internacional, 65 pontos
- Fortaleza, 64 pontos – um jogo a menos
- Flamengo, 62 pontos – um jogo a menos
- São Paulo, 59 pontos
- Cruzeiro, 47 pontos – um jogo a menos
- Bahia, 47 pontos
- Corinthians, 47 pontos
- Atlético, 44 pontos
- Vasco, 43 pontos
Chances de classificação à Libertadores
- Palmeiras – já classificado
- Botafogo – já classificado
- Internacional – já classificado
- Fortaleza – já classificado
- Flamengo – já classificado
- São Paulo – já classificado
- Corinthians – 33,1%
- Cruzeiro – 32,6%
- Bahia – 29%
- Vasco – 2,1%
- Atlético – 1,6%
Arrancada do Corinthians, queda do Cruzeiro
A classificação do primeiro turno mostra o Cruzeiro em quarto lugar, com 33 pontos, enquanto o Corinthians estava em 15º, com 19. De lá para cá, a Raposa somou mais 14 unidades, enquanto o Timão fez 28.
Nas últimas 10 rodadas, o time celeste, que hoje é comandado por Fernando Diniz – no primeiro turno, o técnico havia sido Fernando Seabra, agora no Bragantino -, registrou duas vitórias, três empates e cinco derrotas.
Já o alvinegro, treinado por Ramón Díaz, venceu sete vezes, empatou uma e perdeu duas. Antes do técnico argentino chegar, o português António Oliveira estava no comando do clube.