Restam três jogos para que o Cruzeiro garanta sua ida à Copa Libertadores de 2025. A classificação depende apenas da Raposa, que tenta contornar a má fase vivida com o técnico Fernando Diniz. O primeiro compromisso desta série será contra o Red Bull Bragantino, pela 36ª rodada.
Cruzeiro e Bragantino se enfrentam neste domingo (1º/12), a partir das 18h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo.
A Raposa está na nona posição da tabela, com 48 pontos – 11 a mais que o Bragantino, que amarga a 18ª colocação e luta diretamente contra o rebaixamento.
Quem comanda o Massa Bruta é Fernando Seabra, que passou pelo Cruzeiro de abril a setembro deste ano. Ele foi demitido pelo clube celeste por causa de sequência ruim na Série A. Um mês depois, assumiu o desafio de tentar salvar o Bragantino da queda.
Se vencer os paulistas, o Cruzeiro respirará na rodada. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a probabilidade de a Raposa ir à próxima Libertadores é de 35%.
A UFMG coloca Corinthians (80,4%) e Bahia (79,9%) com mais chances que o Cruzeiro de terminar o ano no G8. Os times têm 50 pontos e estão em oitavo e sétimo lugares, respectivamente.
Bragantino x Cruzeiro: onde assistir
- Quem quiser assistir ao jogo terá como opções o Premiere (pay-per-view) e a Globoplay (streaming).
Bragantino x Cruzeiro: prováveis escalações
Bragantino
O Bragantino não tem nenhum novo desfalque para o confronto com o Cruzeiro. Se quiser, o técnico Fernando Seabra poderá repetir a formação que perdeu por 4 a 1 para o Internacional, fora de casa, na 35ª rodada.
Seabra não terá à disposição o lateral-direito Nathan Mendes (dores na perna esquerda), o meia Eric Ramires (lesão na coxa direita) e os atacanfes Gustavo Neves (lesão na coxa esquerda) e Thiago Borbas (lesão na coxa direita).
- Provável escalação: Cleiton; Jadsom, Pedro Henrique, Eduardo e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes, Lucas Evangelista e Lincoln; Jhon Jhon, Vinicinho e Eduardo Sasha.
Cruzeiro
Havia dúvidas no Cruzeiro. Antes da viagem para Bragança Paulista, o técnico Fernando Diniz treinou sem o zagueiro Lucas Villalba, o volante Walace e o atacante Gabriel Veron. Apenas o primeiro deles reuniu condições de jogo para enfrentar o Massa Bruta.
Fora as dúvidas, o Cruzeiro já tinha três desfalques certos: volante Matheus Henrique (costela quebrada) e centroavantes Kaio Jorge (problema muscular na coxa direita) e Juan Dinenno (lesão no joelho direito).
Com a ausência de Veron, Diniz optou por escalar Mateus Vital no meio-campo e adiantou Álvaro Barreal para o ataque.
- Escalação: Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon: Lucas Romero, Lucas Silva e Mateus Vital; Matheus Pereira, Álvato Barreal e Lautaro Díaz.
Bragantino x Cruzeiro: personagem
“Fizemos tudo o que foi possível para conquistar o título (da Copa Sul-Americana). A gente vem trabalhando muito forte. Esperamos também que os resultados positivos possam acontecer nestes próximos jogos. Porque o que a gente vem trabalhando aqui é muito sério e profissional. E te afirmo que não tem nada internamente que tenha nos atrapalhado (nos últimos meses)”
Lucas Silva, volante do Cruzeiro
Bragantino x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
- Auxiliares: Bruno Boschilla (PR) e Michael Stanislau (RS)
- VAR: Wagner Reway (RS)