
O Cruzeiro perdeu dois jogadores para enfrentar o Palmeiras, às 21h30 de quarta-feira (4/12), no Mineirão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O volante Lucas Romero e o meia-atacante Álvaro Barreal receberam o terceiro cartão amarelo no empate com o Bragantino por 1 a 1, neste domingo (1º/12), em Bragança Paulista.
Barreal e Romero aumentaram a lista de desfalques do Cruzeiro, que não já não contava com o volante Matheus Henrique (costela quebrada) e os centroavantes Juan Dinenno (lesão ligamentar no joelho direito) e Kaio Jorge (lesão muscular na coxa direita).
O volante Walace e o atacante Gabriel Veron devem ser reavaliados pelo departamento médico, pois foram cortados da partida diante do Bragantino por causa de desgaste muscular.
Briga do Cruzeiro pelo G8
O Campeonato Brasileiro passou a ter G8 com o título do Botafogo na Copa Libertadores da América. O Cruzeiro, que fechou a 35ª rodada em sétimo, com 48, agora soma 49, na nona posição.
Apesar do cenário aparentemente desfavorável, o clube mineiro continua dependendo somente de si para regressar ao grupo dos oito mais bem colocados da Série A.
Se vencer o Palmeiras, a Raposa retornará ao G8. Isso porque Bahia e Corinthians, sétimo e oitavo colocados, com 50 pontos, têm confronto direto na Neo Química Arena, em São Paulo, às 20h de terça-feira (3).
Existe ainda a possibilidade de o Cruzeiro voltar ao G8 com um empate diante do Palmeiras. Para isso, o Bahia precisa vencer o Corinthians na capital paulista por dois gols de diferença, o que faria o time celeste ficar à frente no saldo de gols.
Cruzeiro x Palmeiras de portões fechados
Cruzeiro e Palmeiras vão jogar sem a presença de público no Mineirão. A Confederação Brasileira de Futebol tomou essa decisão para manter a isonomia em relação ao duelo da 18ª rodada, em que o Verdão venceu por 2 a 0, em 20 de julho.
Na ocasião, o Allianz Parque, em São Paulo, recebeu torcedores cruzeirenses. Já o Mineirão não poderia contar com palmeirenses, conforme recomendado pelo Ministério Público de Minas Gerais à Polícia Militar e demais autoridades.
O MPMG surgeriu a realização do jogo somente com cruzeirenses nas arquibancadas no Mineirão por causa dos episódios de violência entre torcedores dos clubes.
Em outubro, integrantes da Mancha Verde, organizada do Palmeiras, fizeram emboscada contra a Máfia Azul, apoiadora do Cruzeiro. A briga na Rodovia Fernão Dias, em Mariporã (SP), provocou a morte de um torcedor mineiro – carbonizado dentro de um ônibus incendidado – e deixou 12 feridos.
O No Ataque consultou fontes ligadas à CBF e à Federação Mineira de Futebol (FMF), que confirmaram o envio e recebimento do ofício sobre o jogo de portões fechados no Mineirão. Cruzeiro, Palmeiras e Polícia Militar já estão cientes da medida.