A Confederação Brasileira de Futebol determinou que a partida entre Cruzeiro e Palmeiras, em Belo Horizonte, não terá a presença de público. As equipes se enfrentam na quarta-feira (4/12), às 21h30, no Mineirão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A decisão tomada pela CBF partiu de uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais para proibir a presença de palmeirenses no estádio. O órgão surgeriu a realização do jogo somente com cruzeirenses nas arquibancadas por causa dos episódios de violência entre torcedores dos clubes.
Em outubro, integrantes da Mancha Verde, organizada do Palmeiras, fizeram emboscada contra membros da Máfia Azul, que apoiam o Cruzeiro. A briga na Rodovia Fernão Dias, em Mariporã (SP), provocou a morte de um torcedor mineiro – carbonizado dentro de um ônibus incendidado – e deixou 12 feridos.
A CBF, porém, optou por manter o princípio de isonomia, visto que no duelo da 18ª rodada do Brasileirão, em São Paulo, havia cruzeirenses no Allianz Parque. O próprio Palmeiras apontou esse fato ao justificar sua posição contrária à presença de torcida única. A diretoria alviverde chegou a sugerir que a partida ocorresse em outro estado.
A reportagem de No Ataque consultou fontes ligadas à CBF e à Federação Mineira de Futebol (FMF), que confirmaram o envio e recebimento do ofício sobre o jogo de portões fechados no Mineirão. Cruzeiro, Palmeiras e Polícia Militar de Minas Gerais já estão cientes da medida. A notícia foi publicada inicialmente pela Rádio Itatiaia.
Cruzeiro x Palmeiras: o que está em jogo para as equipes?
Não poder contar com o incentivo dos fãs é um baque para o Cruzeiro, que ainda está na briga pela classificação à Copa Libertadores. O time precisa ganhar do Palmeiras para, na pior das hipóteses, ultrapassar Bahia ou Corinthians na tabela e depender somente das próprias forças contra o Juventude, no Rio Grande do Sul, na 38ª rodada.
O Verdão, por sua vez, segue sonhando com o título do Brasileirão. Para recuperar a primeira posição, tem de vencer a Raposa e torcer para que o Botafogo perca para o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Nesse cenário, os comandados do português Abel Ferreira teriam boas perspectivas no último embate, diante do Fluminense, na capital paulista.