Antes de duelar com o Palmeiras (4/12, às 21h30, no Mineirão), o Cruzeiro está atento ao confronto entre Corinthians e Bahia, concorrentes direto na briga por vaga na Copa Libertadores 2025. Paulistas e baianos se enfrentam nesta terça-feira (3/12), às 20h, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Bahia aparece em sétimo lugar na tabela de classificação do Brasileiro, com 50 pontos – 14 vitórias. O Corinthians está em oitavo, também com 50 pontos, mas um triunfo a menos. O Cruzeiro figura na nona colocação, com 49 pontos e 13 vitórias.
Cenários para o Cruzeiro
Apesar de ocupar a nona posição, o Cruzeiro ainda depende só de si para jogar o principal torneio continental no próximo ano. Se vencer os próximos dois jogos, contra Palmeiras, em casa, e Juventude, fora, chega aos 55 pontos e se garante no G8. Caso não pontue nas últimas rodadas, não tem chances de participar da Libertadores.
Vitória do Bahia
Pelo cenário, é mais interessante à Raposa que o Bahia derrote o Corinthians. Assim, o tricolor chegaria aos 53, e o Timão permaneceria com 50, podendo, no máximo, alcançar os 53 na última rodada.
Então, se o Cruzeiro vencer um jogo e empatar outro, chegará nos mesmos 53. Caso o Corinthians vença o último, igualará no número de triunfos. A vaga seria decidia no saldo de gols.
Caso empate duas vezes, a Raposa vai à Libertadores se os paulistas somarem, na última rodada, no máximo um ponto – outra vez resolveriam no saldo. Aqui, outro time entra na briga: o Vitória teria que contabilizar no máximo quatro pontos.
Por fim, se o Cruzeiro perder uma partida e empatar outra, chega aos 50 tentos. Além de torcer por dois tropeços do Corinthians, precisaria que Vitória, Grêmio e Vasco triunfassem em apenas um.
Vitória do Corinthians
Se vencer, o Corinthians chegará aos 53 pontos. O Bahia, com 50, poderia ir no máximo a 53. Dessa forma, a Raposa precisaria ultrapassar os baianos – vencer as duas partidas, evidentemente. Se empatar em pontos, fica fora por ter menos vitória.
Com uma vitória e um empate, a equipe celeste ainda teria chances no saldo de gols se o Timão não pontuar na 38ª rodada. Se empatar duas vezes, o Cruzeiro precisará torcer para que o Bahia também não pontue.
Empate entre Corinthians e Bahia
O empate entre as equipes também não é ruim para o Cruzeiro. Ambas chegariam aos 51 tentos.
Assim, se a Raposa empatasse as últimas duas partida, teria possibilidade de terminar em oitavo, desde que superasse o saldo de gols do Timão.
Se o Cruzeiro vencer um jogo e empatar outro, vai a 53. Bahia ou Corinthians não poderia ganhar na última rodada.
Últimos jogos de Bahia, Corinthians e Cruzeiro
Bahia
- Corinthians x Bahia – 3/12 – 20h – Neo Química Arena – 37ª rodada
- Bahia x Atlético-GO – 8/12 – 16h – Fonte Nova – 38ª rodada
Corinthians
- Corinthians x Bahia – 3/12 – 20h – Neo Química Arena – 37ª rodada
- Grêmio x Corinthians – 8/12 – 16h – Arena do Grêmio – 38ª rodada
Cruzeiro
- Cruzeiro x Palmeiras – 4/12 – 21h30 – Mineirão – 37ª rodada
- Juventude x Cruzeiro – 8/12 – 16h – Alfredo Jaconi – 38ª rodada