O volante Japa foi titular do Cruzeiro pela primeira vez sob o comando de Fernando Diniz. Cria da Raposa, o jogador de 20 anos não começava jogando desde 28 de agosto, em duelo atrasado com o Internacional pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
A opção por Japa ao lado de Ramiro e Lucas Silva é justificada pelo número de desfalques do Cruzeiro – são nove no total.
Diniz não pôde contar neste jogo com o zagueiro Lucas Villalba (lesão muscular na coxa esquerda), os volantes Lucas Romero (suspenso), Walace (lesão muscular na coxa direita) e Matheus Henrique (costela quebrada), os meia-atacantes Mateus Vital (amigdalite) Álvaro Barreal (suspenso e está com pubalgia) e os centroavantes Kaio Jorge (lesão muscular na coxa direita), Rafa Silva (lesão muscular na coxa direita) e Juan Dinenno (lesão ligamentar no joelho direito).
Japa como titular
Japa foi titular na estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro, diante do Villa Nova. Na ocasião, o time celeste venceu por 2 a 1. Depois, ele começou jogando novamente no triunfo sobre o Democrata-GV por 3 a 1, ainda pelo estadual. Em ambos os jogos, o técnico da Raposa era o argentino Nicolás Larcamón.
Depois disso, ele ficou até agosto – quase seis meses – sem começar como titular. Foi opção de Seabra no empate com o Internacional por 0 a 0.
No entanto, o atleta saiu do banco de reservas em 11 oportunidades ao longo do ano. Com Diniz, ele foi utilizado na derrota para o Corinthians por 2 a 1 e no empate com o Grêmio por 1 a 1 – ambos pelo Brasileiro.