Dois lados e dois sonhos diferentes. Em busca de vaga na Copa Libertadores, o Cruzeiro enfrenta o Palmeiras na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista está na cola do líder Botafogo e ainda tem chance de título. Por isso, a Raposa não terá vida fácil.
Os times entram em campo nesta quarta-feira (4/12), a partir das 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. Por causa de medida de segurança da Confederação Brasileira de Futebol, não haverá público na partida. A CBF temia problemas entre as torcidas, porque uma organizada vinculada ao Palmeiras matou um cruzeirense em outubro, em uma emboscada armada no interior de São Paulo.
Pressionado por viver crise técnica, o Cruzeiro tenta reverter o momento ruim e retomar o caminho das vitórias após quatro tropeços seguidos – dois empates e duas derrotas. O time venceu dois, empatou seis e perdeu cinco jogos desde a chegada do técnico Fernando Diniz, em setembro.
Na 36ª rodada, a Raposa ficou no 1 a 1 com RB Bragantino, fora de casa. Mesmo placar do jogo contra o Grêmio, no Mineirão, pela 35ª. Antes, o time perdeu por 3 a 1 para o Racing (final da Copa Sul-Americana, campo neutro) e 2 a 1 para o Corinthians (34ª, fora).
Já o Palmeiras vem de derrota dolorida para o Botafogo, dentro do Allianz Parque, em São Paulo. Esse revés pode ter custado o troféu da Série A, visto que o Verdão estava na liderança e dependia apenas de si para garantir o tricampeonato consecutivo.
Situações das equipes no Campeonato Brasileiro
Vice-colocado, o Palmeiras tem 70 pontos – três a menos que o Botafogo. Se equipe treinada por Abel Ferreira perder ou empatar com o Cruzeiro, e o Glorioso vencer, ela não terá mais chances de ser campeã.
A Raposa, por outro lado, está em nono lugar, com 49 pontos. Se ganhar do Palmeiras, o Cruzeiro segue vivo na briga por vaga no G8 e não precisará secar os rivais Bahia (sétimo, com 47) e Corinthians (oitavo, com 47), que se enfrentam na 37ª rodada.
Cruzeiro x Palmeiras: onde assistir
Quem quiser assistir ao confronto terá como opções Globo (TV aberta), Premiere (pay-per-view) e Globoplay (streaming).
Cruzeiro x Palmeiras: prováveis escalações
Cruzeiro
Há muitas dúvidas no Cruzeiro. Diniz não contará com o volante Lucas Romero e o meia-atacante Álvaro Barreal, que estão suspensos.
O técnico também não terá disponíveis o volante Matheus Henrique (costela quebrada) e os centroavantes Kaio Jorge (lesão muscular na coxa direita), Rafa Silva (lesão muscular na coxa direita) e Juan Dinenno (lesão ligamentar no joelho direito).
Um dos motivos de incerteza na escalação de Diniz se dá porque o meio-campista Walace e o ponta Gabriel Veron ficaram de fora da partida contra o Bragantino, por causa de desgaste físico acentuado.
Recuperados, os jogadores certamente tendem a ocupar os espaços deixados por Romero e Barreal. Caso a dupla não tenha condição de jogo, o volante pode ser substituído por Fabrizio Peralta ou Ramiro. Os jovens Tevis e Kaique Kenji, de 18 anos, disputam a vaga no ataque.
- Provável escalação: Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Fabrizio Peralta (Walace/Ramiro), Lucas Silva e Mateus Vital; Matheus Pereira, Tevis (Kaique Kenji/Gabriel Veron) e Lautaro Díaz.
Palmeiras
Abel tem dois desfalques para o jogo contra o Cruzeiro. O lateral-direito Marcos Rocha e o zagueiro Gustavo Gómez cumprirão suspensão automática por acúmulo de cartões amarelos. No lugar da dupla, o técnico deverá escalar Mayke e Murilo, respectivamente.
Nomes como Felipe Anderson e Rony vivem momento de baixa na temporada. Essa sequência ruim dos atacantes pode custar espaço no time titular. Se Abel optar por essas mudanças, Dudu e Flaco López aparecem como favoritos para ocupar as vagas.
- Provável escalação: Weverton; Mayke, Murilo, Vitor Reis e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Richard Rios e Raphael Veiga; Felipe Anderson (Dudu), Estêvão William e Rony (Flaco López).
Cruzeiro x Palmeiras: personagens
“A culpa é de todos. Jogadores, comissão, direção. A gente não tem que apontar culpados no momento que vive, e sim assumir responsabilidade. Quem entra dentro de campo são os jogadores. Obviamente, o staff ajuda, mas quem entra em campo somos nós. Temos que assumir responsabilidade de colher resultados, colocar o clube onde tem que estar. Não tem que encontrar muleta”
Ramiro, volante do Cruzeiro
“Odeio perder, é minha forma de ser e estar, mas reconheço quando… Sabem quantos pontos tínhamos ano passado e temos neste ano? Temos dois pontos a mais. Não custa nada reconhecer… São cinco a mais? Não custa nada reconhecer que estamos no nosso padrão e até melhor, temos de dar os parabéns a quem tem um desempenho fora da curva, o Botafogo é muito bem construído, com excelente treinador, tem tido um desempenho espetacular, não me custa reconhecer isso”
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras
Cruzeiro x Palmeiras: arbitragem
- Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
- Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
- VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)