O Cruzeiro está próximo de anunciar o volante Christian, primeiro reforço para a temporada 2025. O jogador esteve em campo nesse domingo (8/12), na Arena MRV, no jogo que decretou o rebaixamento do Athletico-PR, aproveitou para ficar em Belo Horizonte e se reuniu com a diretoria celeste na Toca 2, nesta segunda-feira (9/12).
Nesse domingo (9/12), o volante viu o Furacão cair para a Série B depois de perder para o Atlético por 1 a 0. Já sem espaço no time, Christian não pretendia ampliar o vínculo com o clube, que ia até o fim de 2025.
Para contar com o jogador, Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro, desembolsou 3 milhões de euros (R$ 18 milhões) para contra com o atleta de 23 anos. Christian assinou contrato com o a Raposa até o fim de 2029.
A negociação entre o Cruzeiro o atleta já vinha caminhando desde outubro, conforme noticiou o No Ataque. Nesta segunda, o martelo foi batido. A informação inicial foi divulgada pela jornalista Monique Vilela e confirmada pela reportagem.
Christian é desejo antigo do Cruzeiro
A contratação de Christian era um desejo antigo do Cruzeiro. A primeira tentativa de contar com o volante foi em dezembro de 2022, ainda sob a gestão de Ronaldo Nazário à frente da SAF. Na ocasião, os celestes tentaram o empréstimo do jogador por uma temporada, mas foram atrapalhados pelo Bahia, que estava disposto a desembolsar 3 milhões de dólares (R$ 15 milhões na cotação da época).
Entretanto, Christian foi reprovado nos exames médicos realizados pelo Grupo City, que comprou o Bahia, e não assinou com o Tricolor de Aço. Depois disso, o Athletico optou por manter o volante no elenco.
A segunda procura do Cruzeiro por Christian foi feita na janela de transferências de julho deste ano. Mattos procurou informações sobre o meio-campista, mas esbarrou na falta de interesse do Athletico em se desfazer do jogador naquele momento. O cenário agora, no entanto, mudou.
Christian no Athletico-PR
Natural de Jundiaí (SP), Christian é cria da base do Furacão. Desde 2019 no time principal, o meia disputou 215 partidas, marcou 27 gols e deu oito assistências. Ele ganhou a Copa Sul-Americana de 2021 e os estaduais de 2019, 2020, 2023 e 2024.
Em 2024, são 53 jogos, seis gols e quatro assistências. Ele ficou parado durante um mês e meio, porque estava em recuperação de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda.