O último discurso do atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, no Flamengo não foi publicado nas redes sociais do clube, mas vazou nesta sexta-feira (13/12). Em emocionante fala, o reforço do Cruzeiro para 2025 se despediu dos companheiros e deixou mensagem de agradecimento pelas experiências vividas no clube.
O discurso foi feito antes do empate por 2 a 2 do rubro-negro com o Vitória, no domingo (8/12), no Maracanã, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi a última do centroavante pelo clube carioca. Nela, ele marcou o último gol pela equipe, para empatar o jogo aos 14 minutos do segundo tempo, quando o Vitória vencia por 1 a 0.
Por que Flamengo não publicou discurso de Gabigol?
A não-publicação do último discurso do ídolo do Flamengo foi ordem do presidente Rodolfo Landim. Conforma apuração do Lance!, o vídeo da fala estava pronto para ser postado, mas o mandatário, que também foi contra as homenagens a Gabigol no último jogo, foi contra.
No último ano do atacante no rubro-negro, ele entrou em rota de colisão com a gestão Landim. Após a partida de despedida, ele chegou a mandar indireta: “Eu tenho palavra. Diferente de outras pessoas que não têm palavra. Não tiveram palavra comigo. Mas a minha palavra está mantida. Eu não vou ficar. Eu sou homem. E homem tem palavra”.
Gabigol se referia a um acordo que teria sido fiirmado para que ele renovasse com o Flamengo por mais tempo. O atleta chegou a dizer que, embora o clube não tivesse feito proposta formal, pessoas “apertaram a mão” dele, da mãe e do pai e depois recuaram.
O que Gabigol falou?
“Como eu falei aquele dia lá na final (da Copa do Brasil): os troféus vão ficar aí, vão lá para o museu. Talvez a gente nem veja mais os troféus. Mas o que fica mesmo é a história, dos treinos, das viagens, das brigas, dos títulos, das finais… E é o que eu levo no meu coração. Só (quero) agradecer mesmo, de coração, a todos. Foram seis anos. Então, a cada momento, alguém me ajudou quando eu estava feliz, quando eu estava triste, bravo, revoltado… Em todos os momentos vocês me ajudaram. Eu sei que tinha bandeiras para mim, mas, sem dúvida nenhuma, se não são vocês, não existe o Gabriel. Não existe o Gabigol. Sem vocês, não existiria tudo que aconteceu comigo aqui dentro. Eu fui muito feliz. Eu saio muito tranquilo, porque eu vivi tudo que tinha para viver. Então, o que eu peço a vocês agora é que aproveitem. Aproveitem cada treino, cada jogo, cada momento. Para quando chegar o dia de vocês saírem, vocês irem tranquilos como eu estou”
Último discurso de Gabigol no Flamengo, publicado pelo canal de Youtube “Bruninho e Simões”
Gabigol no Cruzeiro
Como noticiou No Ataque no dia 10 de novembro, o Cruzeiro fechou a contratação de Gabigol com vínculo de três anos, até dezembro de 2027.
Com 160 gols em 305 jogos pelo Flamengo, Gabigol é o reforço de peso prometido pelo dono da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço. O empresário sempre sonhou com um atleta de grande impacto, a exemplo do que Hulk representa para o Atlético.
Números de Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa ficou eternizado na história do Flamengo pelo perfil decisivo. São várias marcas expressivas do camisa 99 em seis anos no clube, como a sexta posição no ranking de artilheiros, com 160 gols em 305 jogos.
O atacante aparece ao lado de Arrascaeta e Bruno Henrique, jogadores do atual elenco, com 13 títulos com a camisa rubro-negra. Destaque para duas Libertadores (2019 e 2022), dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020) e duas Copas do Brasil (2022 e 2024).
No troféu nacional deste ano, Gabigol marcou dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético, no Maracanã, pelo jogo de ida da final. Com isso, atingiu a marca de 16 tentos anotados em 17 finais pelo clube carioca.