Próximo de ser anunciado pelo Cruzeiro, o zagueiro Fabrício Bruno já foi eleito pelo astro uruguaio Luis Suárez o “pior adversário” que ele enfrentou enquanto atuou no Brasil, pelo Grêmio, em 2023.
Hoje companheiro de Lionel Messi no Inter Miami, dos Estados Unidos, o atacante “se rendeu” ao talento do defensor do Flamengo em mais de uma oportunidade ao longo do ano em que disputou o Campeonato Brasileiro. Em setembro, Luis disse que Fabrício foi o melhor zagueiro que ele enfrentou no país, em entrevista à ESPN.
Meses depois, em dezembro, durante a premiação do Bola de Prata – na qual foi premiado com a maior honraria, a Bola de Ouro do campeonato -, o uruguaio voltou a eleger o cria do Cruzeiro, natural de Contagem, como o adversário mais difícil que ele teve no Brasileiro.
Luis Suárez x Fabrício Bruno
Os dois se enfrentaram em três oportunidades ao longo de 2023. Em todas elas, Suárez e seus companheiros deixaram o campo sem marcar gols e derrotados, graças a grandes atuações de Fabrício Bruno.
O primeiro embate foi em 11 de junho, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, e terminou com goleada rubro-negra por 3 a 0 em um Maracanã lotado. O segundo foi em 26 de julho, na Arena do Grêmio, pela ida da semifinal da Copa do Brasil, e foi vencido pelo Flamengo por 2 a 0. O terceiro foi em 16 de agosto, pela volta da semi – nele, o time carioca superou o tricolor por 1 a 0.
Curiosamente, na única ocasião em que a equipe gaúcha venceu o Fla em 2023, Fabrício e Suárez não estavam presentes, pois cumpriam suspensão automática. Em 25 de outubro de 2023, o Grêmio derrotou o rubro-negro de virada, por 3 a 2 na Arena do Grêmio, pela 27ª do Brasileiro.
Negociação do Cruzeiro por Fabrício Bruno
Cruzeiro e Flamengo negociam a transferência de Fabrício Bruno desde a semana passada. De acordo com apuração de No Ataque, a primeira proposta da Raposa – apresentada na quinta-feira (2/1) – foi de 5,5 milhões de euros (R$ 35 milhões) por 50% dos direitos econômicos do atleta.
Ainda no mesmo dia, a diretoria do Flamengo respondeu ao Cruzeiro com negativa. A recusa foi comunicada em reunião com próprio jogador. Fabrício Bruno esteve no Ninho do Urubu acompanhado por Cury.
Na conversa com os novos dirigentes do Flamengo, Fabrício expressou a vontade de se transferir para a Raposa, já que voltaria a morar perto da família e teria garantias de ser titular sob o comando de Fernando Diniz, com o qual já conversou. No rubro-negro, ele virou reserva após a chegada do técnico Filipe Luís, em outubro do ano passado.
Nessa quarta-feira (8/1), o No Ataque e a TV Alterosa apuraram que o rubro-negro aceitou a proposta final do clube celeste pelo defensor. A operação custará 7 milhões de euros ao Cruzeiro (aproxidamente R$ 45 milhões), mais valores bônus em caso de premiações.
Trajetória de Fabrício Bruno no Cruzeiro
Ao ser lançado no profissional do Cruzeiro, Fabrício teve pouco espaço. As primeiras chances vieram em 2016, quando fez oito jogos – quatro como titular. Ele marcou um gol na temporada de estreia.
Em 2017 e 2018, Fabrício atuou sob empréstimo na Chapecoense. O retorno à Toca ocorreu em 2019, q terminou com rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Nesse ano, foram 26 partidas, sendo 23 como titular.
Fabrício deixou o Cruzeiro em 2020, rumo ao RB Bragantino. Assim como vários jogadores do período, o zagueiro saiu do clube por meio de acordo judicial. Ele permaneceu no Massa Bruta até 2022, ano em que foi vendido ao Flamengo.