Alvo principal do Cruzeiro para substituir o técnico Fernando Diniz, demitido nessa segunda-feira (27/1), o português Leonardo Jardim está próximo do clube celeste e já definiu prazo para tratar sobre a possível saída do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos.
Conforme apuração do No Ataque, o comandante só deve deixar o clube após sequência de duas partidas importantes. De acordo com outra fonte, é “muito possível” que ele se torne o novo técnico da Raposa.
A primeira partida será já nesta quinta-feira (30/1), a partir das 10h15, contra o Khor Fakkan, no Estádio Saqr Bin Mohammad Al-Qassimi, na cidade de Corfação, pela 14ª rodada do campeonato dos Emirados Árabes. Caso vença, a equipe ultrapassará momentaneamente o Al-Wahda e chegará à terceira colocação do torneio – o rival, no entanto, pode recuperar a posição se vencer seu confronto nesta sexta (31/1), contra o Ajman.
Já o segundo jogo será na próxima segunda-feira (3/2), contra o Al Rayyan, do Catar, pela sétima rodada da Champions League Asiática. O Al Ain precisa vencer para se manter vivo na competição, pois ocupa a vice-lanterna do Grupo B (11ª colocação), com dois pontos – apenas os oito primeiros se classificam para o mata-mata.
Caso ganhe, o time de Leonardo Jardim empatará em pontos com o Al Rayyan, que ocupa o sétimo lugar, e entrará na briga por uma vaga na fase seguinte.
O que diz a imprensa portuguesa
De acordo com o site português Record, nesta quinta-feira (30/1), o técnico Leonardo Jardim já assinou um pré-contrato com o Cruzeiro.
Já o portal O Jogo, também nesta data, noticiou que Jardim já encaminhou a rescisão de contrato com o Al Ain, dos Emirados Árabes, e se empolgou com o contato de um grande clube brasileiro.
“Sabe O Jogo que, nas contas de Jardim, pesou a dimensão de um clube que já foi quatro vezes campeão do Brasil e duas vezes campeão da América do Sul, ao vencer a Libertadores em 1976 e 1997″, diz a matéria assinada pelos jornalistas Carlos Manuel Lopes e Rodrigo Cortez.
“A boa organização e o nível de profissionalismo do Cruzeiro são outros fatores que levam Jardim a encarar com boa receptividade esta hipótese de assumir o clube”, acrescentou a dupla do O Jogo.
O que diz a imprensa árabe
Segundo a imprensa árabe, o treinador português de 50 anos está de saída do Al Ain.
“Jardim está perto de sair. O argelino Djamel Belmadi está na lista de candidatos para sucedê-lo caso deixe o Al Ain em definitivo”, publicou o jornalista Ahmed Ragab.
A carreira de Leonardo Jardim
Treinador tratado como prioridade pelo Cruzeiro, Leonardo Jardim esteve na mira de diferentes clubes do futebol brasileiro nos últimos anos, como Atlético e Flamengo.
O português ganhou destaque no futebol internacional no comando do Monaco, pelo qual, inclusive, revelou o astro Mbappé.
Após deixar o clube europeu ao fim de 2019, Jardim entrou no radar do futebol brasileiro. Nascido na Venezuela, ele é filho de portugueses e cursou educação física no país europeu, onde iniciou a carreira de treinador.
Jardim nunca atuou como jogador e iniciou os trabalhos no futebol na base do Santacruzense. Em quase 22 anos de carreira como técnico, passou por 11 clubes de seis países: Camacha, GD Chaves, Beira Mar, Braga e Sporting, de Portugal; Olympiacos, da Grécia; Monaco, da França; Al Hilal, da Arábia Saudita; Al Ahli e Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos; Al-Rayyan, do Catar;
O currículo do comandante é recheado de glórias. Entre as principais conquistas estão o Campeonato Francês (2016/17), a Liga da Arábia Saudita (2021/22), a Supertaça da Arábia Saudita (2021/22), a Copa da Grécia (2012/13), a Liga Grega (2012/13) e a Liga dos Campeões da AFC (2021).