Faltam poucos dias para a estreia do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Neste sábado (29/3), a partir de 18h30, o time celeste receberá o Mirassol, no Mineirão, pela primeira rodada. Na expectativa para o confronto, o jornalista Jaeci Carvalho, colunista do Jornal Estado de Minas, fez um prognóstico para a equipe comandada pelo treinador português Leonardo Jardim. Além disso, ele deixou um recado para o torcedor.
Conforme a análise de Jaeci, os cruzeirenses precisam exercer a paciência neste início de competição, pois o clube ainda está num processo de reformulação desde o retorno à divisão de elite em 2023, quando terminou a Série A em 14º lugar.
No ano passado, o time ficou em nono. Já em 2025, o torcedor espera ver o time de volta à briga pelo título, conquistado pela última vez em 2014. Contudo, segundo Jaeci, para que isso aconteça, os torcedores devem ter calma e apoiar o time celeste principalmente nas rodadas iniciais.
“Torcedor, China Azul, vocês dizem que me amam. Calma! O Cruzeiro está se reconstruindo, sim! O Cruzeiro não tem o time montado ainda. O Cruzeiro está com um treinador há 30 dias, que fez apenas quatro jogos. Então, se você é torcedor de verdade e conhece a história desse gigante de Minas Gerais, você vai ter um pouquinho de paciência porque o Cruzeiro não vai começar voando não”, ressaltou Jaeci, em live no YouTube nesta segunda-feira (24/3).
“O Cruzeiro vai ter dificuldade contra o Inter, contra o São Paulo… Talvez contra o Mirassol na estreia dentro de casa. Vai ter dificuldade porque é um time que vai se postar ao longo do campeonato. A verdade é essa”, observou o jornalista.
Mudanças de Diniz para Leonardo Jardim
O Cruzeiro iniciará o Brasileiro com o segundo comandante na temporada 2025. O time começou o ano com Fernando Diniz, que foi demitido no fim de janeiro após campanha ruim nas duas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro – derrota para o Athletic e empate com o Betim.
Leonardo Jardim só assumiu o Cruzeiro na última rodada da fase de grupos do Estadual, quando a equipe foi derrotada pelo Democrata-GV. Na sequência, o time celeste foi eliminado pelo América, na semifinal.
Ao analisar o desempenho do Cruzeiro com o técnico português, principalmente no amistoso diante do Bragantino (1 a 1), no último sábado, Jaeci Carvalho traçou um comparativo com o trabalho de Diniz.
“É outro jogo. O Diniz era aquele futebol do meio para frente e lá atrás era um Deus nos acuda! O Cruzeiro sofreu defensivamente [contra o Bragantino] porque ele [Jardim] jogou com dois homens no meio-campo e nem o Dudu nem o Wanderson ajudaram na marcação”, observou. “O Leonardo Jardim é um ótimo técnico”, completou.
Jaeci ainda exaltou a dupla de ataque formada por Gabigol e Kaio Jorge. “Adorei essa dupla no sábado. O Gabigol fez um golaço”, ressaltou.
As cinco primeiras rodadas do Cruzeiro no Brasileirão
- 1ª rodada – Cruzeiro x Mirassol
- 2ª rodada – Internacional x Cruzeiro
- 3ª rodada – São Paulo x Cruzeiro
- 4ª rodada – Cruzeiro x Bahia
- 5ª rodada – Bragantino x Cruzeiro