Técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim expôs qual a principal ideia para o trabalho que começou a desenvolver no clube em meados de fevereiro. Sem “toque de mágica”, os planos envolvem criar uma equipe competitiva a partir da evolução de todos os atletas disponíveis.
Em entrevista concedida ao Cruzeiro Cast, da TV Cruzeiro, nessa quinta-feira (27/3), o comandante português explicou que tem realizado trabalhos dentro e fora de campo para que o clube tenha bases, já que é dirigido por um novo sócio majoritário (Pedro Lourenço) há cerca de apenas 11 meses e possui poucos atletas com ‘vida longa’ em Belo Horizonte. Neste contexto, o principal objetivo da comissão técnica é dar à Raposa uma maneira de jogo característica e própria.
“Precisamos dos dois laterais-esquerdos, dos quatro volantes, para que tenhamos um sistema de rotatividade. Temos um grupo de jogadores, mas não existia uma base, porque um vinha de Palmeiras, um de Botafogo, outro da Itália… Temos que juntar as peças para criar um modelo. É nossa principal ideia. Sempre com ambição e objetivo de ser competitivo e vencer porque sabemos que o Cruzeiro tem uma grande torcida a espera de vitórias”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Como é possível interpretar, o treinador trata como essenciais todas as peças que têm a disposição e pretende utilizá-las. Na visão de Leonardo Jardim, ter opções é mais ‘solução’ do que ‘problema’. Para isso, distancia-se da ideia dos 11 iniciais e apoia o sistema de rotatividade, almejando que todos os atletas estejam aptos a competir no mesmo nível.
- Leia também: Matheus Pereira jogará na estreia pelo Brasileiro?
Estreia do Cruzeiro no Brasileiro
Desde que desembarcou na capital mineira, Leonardo Jardim realizou três jogos oficiais à frente do Cruzeiro, todos pelo Campeonato Mineiro, e ainda não conseguiu vencer. Após cerca de cinco semanas de trabalho intenso e sem compromissos oficiais, a expectativa é que o português já tenha implementado pelo menos parte da filosofia e entregue evolução.
A próxima oportunidade para que a torcida celeste testemunhe o trabalho do técnico será neste sábado (29/3), quando o time recebe o Mirassol no Mineirão, em Belo Horizonte, às 18h30, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.