CRUZEIRO

Cruzeiro x Mirassol: desfalques e prováveis escalações pelo Campeonato Brasileiro

Equipes medem forças neste sábado (29/3), às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada da Série A

É véspera de estreia do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro! Comandada pelo técnico Leonardo Jardim, a Raposa recebe o estreante Mirassol no Mineirão, em Belo Horizonte, neste sábado (29/3), às 18h30, quando dará fim ao período de cerca de cinco semanas sem jogos oficiais. O No Ataque informa, a seguir, os desfalques e as prováveis escalações.

Como chega o Cruzeiro

O Cruzeiro deseja se livrar da desconfiança que o circunda após a eliminação precoce na semifinal do Campeonato Mineiro. Desde então, foram cerca de cinco semanas sem compromissos oficiais – uma espécie de pré-temporada que possibilitou que o treinador, estreante na competição, tivesse tempo para trabalhar e implementar a própria filosofia.

Em peso no Mineirão, a torcida deseja testemunhar uma equipe efetiva e competitiva, assim como qualidade individual. Mais de 35 mil ingressos foram vendidos para o primeiro jogo da Raposa na Série A de 2025.

Como chega o Mirassol

O Mirassol, vice-campeão da Série B em 2024, chega para a estreia na elite do futebol nacional de período conturbado. Colecionou bons números nas primeiras rodadas (seis vitórias em sete partidas) do Campeonato Paulista, mas, depois, ainda na fase de grupos, caiu drasticamente de rendimento e não foi capaz de triunfar (cinco derrotas e um empate). Com o tropeço nas quartas de final, soma sete partidas sem vencer.

O aproveitamento custou o emprego de Eduardo Barroca, demitido após a penúltima rodada da fase de grupos. Por um tempo, o comando técnico do Mirassol permaneceu vazio. Em meados de março, Rafael Guanaes assumiu. O pouco tempo de trabalho, portanto, é uma questão, assim como o jejum.

Para quebrá-lo, o time conta com velhos conhecidos da modalidade, como o goleiro Alex Muralha e o zagueiro David Braz, incluindo ex-jogadores celestes – é o caso do volante Neto Moura e dos atacantes Rafa Silva e Mateus Davó.

Provável escalação do Cruzeiro

Por ser o primeiro jogo do Brasileiro, algumas dúvidas surgem – em relação à escalação e à formação do Cruzeiro. A lateral-esquerda, por exemplo, será ocupada pelo zagueiro Villalba ou por Marlon ou Kaiki, atletas de ofício? Pelas últimas exibições em jogos-treinos, a tendência é que o argentino assuma tal responsabilidade.

Outro ponto diz respeito à utilização ou não de Matheus Pereira. O meio-campista integra a lista de relacionados, mas a situação pode mudar caso Theo, filho que o jogador espera com a esposa, Talita Silva, dê sinais de chegada. Se o camisa 10 vai aparecer entre os 11 iniciais ou entrar em campo durante a partida cabe a Leonardo Jardim decidir. Fato é que pesa as ausência do atleta nos confrontos não oficiais que a Raposa realizou nas últimas semanas, contra Botafogo (3 a 3) e Bragantino (1 a 1). Caso fique de fora, Dudu pode compor o meio.

No departamento médico, o zagueiro João Marcelo (sofreu lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito e passou por cirurgia) não será relacionado. O meio-campista Japa e o atacante Juan Dinenno vivem momento de transição física,

O atacante Bolasie pode ficar de fora. Nos últimos dias, tem participado das atividades de forma parcial porque lida com inflamação no joelho direito, local em que fez cirurgia há nove anos. Também integrante do setor ofensivo, Lautaro Díaz tem realizado trabalhos individuais para aprimorar o físico, mas, segundo o clube, não preocupa.

Leonardo Jardim pode repetir a equipe que atuou no primeiro tempo do amistoso contra o Bragantino. Sendo assim, o Cruzeiro deve ir a campo com: Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno, Lucas Villalba; Walace, Matheus Henrique, Dudu; Wanderson, Kaio Jorge e Gabigol.

Provável escalação do Mirassol

O técnico Rafael Guanaes deve entrar com: Alex Muralha; Lucas Ramon, João Victor, Alan Empereur e Reinaldo; Neto Moura, Danielzinho e Gabriel; Negueba (Clayson), Chico Kim e Iury Castilho.

Compartilhe