Começa neste sábado (29/3) a jornada do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. A partida de estreia da Raposa será contra o Mirassol, às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Pressionado pelo fim de ano frustrante em 2024, e o começo ruim em 2025, o time celeste tem a missão de começar a nova edição da Série A com o pé direito. A meta da diretoria é conquistar ao menos a vaga para a próxima Copa Libertadores.
Quem comanda o Cruzeiro nesta temporada é o português Leonardo Jardim, contratado em fevereiro. O técnico de 50 anos faz o seu primeiro trabalho no futebol brasileiro. Ele substituiu Fernando Diniz no cargo.
Confronto inédito
Estreante na Primeira Divisão, o Mirassol nunca enfrentou a Raposa. A equipe paulista vive ascensão na década de 2020, com títulos nas Séries D (2020) e C (2022), além de sucessivos acessos.
Cruzeiro x Mirassol: onde assistir
Quem quiser assistir ao jogo terá como única opção o serviço de streaming Amazon Prime Video.
Cruzeiro x Mirassol: escalações
Provável escalação do Cruzeiro
Por ser o primeiro jogo do Brasileiro, algumas dúvidas surgem – em relação à escalação e à formação do Cruzeiro. A lateral-esquerda, por exemplo, será ocupada pelo zagueiro Lucas Villalba ou por Marlon ou Kaiki, atletas de ofício?
Outro ponto diz respeito à utilização ou não de Matheus Pereira. O meia-atacante integra a lista de relacionados, mas a situação pode mudar caso Theo, filho que o jogador espera com a esposa, Talita Silva, dê sinais de chegada. Se o camisa 10 vai aparecer entre os 11 iniciais ou entrar em campo durante a partida cabe a Leonardo Jardim decidir.
Fato é que pesa as ausência do atleta nos confrontos não oficiais que a Raposa realizou nas últimas semanas, como o jogo-treino com o Botafogo (3 a 3) e o amistoso com o RB Bragantino (1 a 1). Caso fique de fora, Dudu pode compor o meio.
Não serão relacionados os atletas que resolvem questões físicas, como o zagueiro João Marcelo (sofreu lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito e passou por cirurgia), o meio-campista Japa (transição física) e o centroavante Juan Dinenno (transição física).
Leonardo Jardim pode repetir a equipe que atuou no primeiro tempo do amistoso contra o Bragantino. Sendo assim, o Cruzeiro deve ir a campo com: Cássio; William, Fabrício Bruno, Gamarra, Kaiki; Walace, Matheus Henrique, Dudu; Wanderson, Kaio Jorge e Gabigol.
Provável escalação do Mirassol
O técnico Rafael Guanaes deve escalar o Mirassol com: Alex Muralha, Lucas Ramon, João Victor, Jemmes, Reinaldo; Neto Moura, Danielzinho, Chico Kim; Maceió, Clayson e Iury Castilho.
Cruzeiro x Mirassol: personagem
“Você, quando está jogando no Cruzeiro, não tem outro pensamento a não ser disputar o título. A gente sabe que é uma regularidade muito grande, são nove meses de Brasileiro. Dentro (além) do Brasileiro, tem Copa do Brasil e Sul-Americana. Tem que ter um grupo bem competitivo, bem equilibrado, para estarmos na disputa à vera contra os outros times… Nós temos totais condições de brigar no topo, tanto nas competições de mata-mata quanto no Brasileiro. A gente sabe que precisamos de ajustes. Nosso treinador sabe disso, está fazendo isso. Esperamos que, quando começar o Brasileiro, a gente possa estar melhor do que foi no Campeonato Mineiro”
Dudu, meia-atacante do Cruzeiro
Cruzeiro x Mirassol: arbitragem
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)