Ao fim da segunda rodada do Campeonato Brasileiro, marcada por lances polêmicos envolvendo a arbitragem, Tinga, ex-volante e dirigente do Cruzeiro, utilizou as redes sociais para fazer pedido à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O agora empresário deseja que ex-jogadores, profissionais ou não, devem assumir a cadeira do VAR.
O desejo de Tinga é fundamentado por um argumento principal: de acordo com ele, são as pessoas que já estiveram em campo que “sabem interpretar o que é maldade e o que é situação de jogo normal”.
“CBF, urgente, faça um curso de VAR e bota quem jogou bola para trabalhar no VAR. Vai resolver uma boa parte dos problemas. E não precisa ser ex-jogador profissional, quem jogou bola na várzea sabe quando é uma falta normal ou quando é maldade, sabe o que é uma cotovelada ou (quando) abriu o braço por proteção”, escreveu Tinga, que acrescentou, ainda, que ‘não falta mão de obra’ no país.
Os lances polêmicos do Brasileiro
Lances das partidas entre Internacional x Cruzeiro (3 a 0 para os mandantes) e Sport x Palmeiras (2 a 1 para os visitantes), pela segunda rodada da Série A, geraram as principais queixas envolvendo a arbitragem.
No primeiro confronto, o zagueiro Jonathan Jesus recebeu cartão vermelho em dividida com o atacante Wesley ainda aos 18 minutos do primeiro tempo. Instantaneamente, o árbitro Marcelo de Lima Henrique assinalou falta na entrada da grande área e aplicou a punição. No VAR, Daiane Muniz corroborou com a decisão.
No segundo duelo mencionado, o árbitro Bruno Arleu de Araújo viu pênalti de Matheus Alexandre em Rafael Veiga aos 46 minutos do segundo tempo – Piquerez converteu a cobrança e deu os três pontos à equipe paulista.
Tinga no Cruzeiro
Tinga atuou pelo Cruzeiro entre 2012 e 2015, quando se aposentou. Foram 59 partidas, dois gols e três assistências, além de dois títulos do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014) e um do Campeonato Mineiro (2014).
Assim que se retirou dos gramados, o ex-volante passou a se dedicar aos bastidores do futebol. Não à toa, atuou como gerente de futebol do Cruzeiro entre dezembro de 2016 e outubro de 2017 – no período, conquistou a Copa do Brasil de 2017.