CRUZEIRO

Cruzeiro: Leonardo Jardim explica razão pela qual será ‘mais difícil’ contratar jogadores

No início da trajetória pelo Cruzeiro, Jardim sofreu com resultados negativos e, por vezes, detalhou que havia informado necessidades de reforços à diretoria; agora, o cenário é outro

Assunto que incendeia o futebol brasileiro tem ganhado espaço à medida em que junho se aproxima. A segunda janela de transferências ainda não abriu, mas os clubes já se movimentam nos bastidores em busca de reforços, ao passo em que os jornalistas se dedicam às apurações. Questionado por profissionais da imprensa sobre a atuação do Cruzeiro no mercado, o técnico Leonardo Jardim disse que será difícil munir a equipe – mas por um bom motivo.

O comandante português desembarcou em Belo Horizonte durante momento conturbado em que o elenco já estava montado. No primeiro desafio, o Campeonato Mineiro, não conseguiu fazer o time reagir e precisou lidar com eliminação precoce. Sem calendário, teve mais de um mês para trabalhar o elenco antes das estreias no Campeonato Brasileiro, na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil.

A equipe colecionou bons resultados – não necessariamente boas atuações – na Primeira Divisão, mas passou longe de ter o mesmo sucesso na competição continental. As derrotas para equipes consideradas inferiores e com menos rodagem em torneios internacionais fizeram o treinador questionar a necessidade de buscar reforços no mercado.

À época, o tema era o assunto principal das coletivas de imprensa de Leonardo Jardim. O próprio chegou a dizer que já havia passado à diretoria as necessidades, que “os jogadores contratados têm que mostrar porque estão no clube” e que a responsabilidade dele era “neutra em relação à formação de elenco”, pois somente o atacante Wanderson chegou ao clube com o aval dele.

Novo momento no Cruzeiro

Justamente pelos fatores mencionados, a expectativa era de que o Cruzeiro voltaria a abrir o bolso para investir em atletas. No entanto, muita coisa mudou desde então. O elenco tem mostrado cada vez mais sintonia. Em campo, a Raposa tem exibido atuações dignas de elogios. Consequentemente, coleciona resultados positivos – apesar da campanha desastrosa na Sul-Americana. Diante do encaixe e das respostas assertivas à torcida, Leonardo Jardim agora tem dificuldades de pensar em possíveis nomes.

“Hoje, é mais difícil trazer jogadores para o Cruzeiro do que era há três meses. Nossos jogadores têm mostrado talento, capacidade. Hoje em dia, não é qualquer jogador que vem jogar no Cruzeiro. A janela só servirá se conseguirmos trazer mais elementos para o grupo, que dê equilíbrio. Nesse momento, nem estou pensando na janela porque esse grupo está dando resposta efetiva, mesmo os que jogam menos, e estou satisfeito. Vamos ver, se existir necessidade. Os próprios jogadores mostraram que os reforços vieram de dentro. Isso é gratificante para nós que trabalhamos no dia a dia”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Os celestes estão invictos há seis partidas. No Brasileiro, ocupam a quarta colocação, com 16 pontos, cinco vitórias, um empate e duas derrotas – como mandante, têm 100% de aproveitamento. Estrearam na Copa do Brasil com vitória segura por 2 a 0 sobre o Vila Nova.

Leonardo Jardim ainda detalhou que tem executado trabalho para além das quatro linhas: “Em relação ao meu papel, é o mesmo que foi quando cheguei. Vocês sabem muito bem, fui claro. Não queria ser um treinador só para escalar os 11. Tenho papel importante no treino, no planejamento, em termos de capacidade física, de psicologia, de organização e também dos jogadores que queremos buscar para nosso modelo de jogo – não só estratégico, mas comportamental”.

Na visão do comandante, a participação de líderes técnicos em outros âmbitos do clube deve ser o normal. “A única contratação que fizemos nesse período, o Wanderson, é um jogador que entrou com meu aval e com o aval da equipe técnica. Nada mudou. O Futuro terá que ser assim, não só no Cruzeiro. Em todos os clubes acredito que essa é a metodologia. O treinador que organiza a equipe tem que ter sempre um papel importante”, completou.

Períodos das janelas de transferências

Para a atual temporada do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estipulou quatro períodos para movimentações de atletas: entre 3 de janeiro de 2025 e 28 de fevereiro; entre 10 de março e 11 de abril (para jogadores que disputaram algum campeonato estadual); entre 2 e 10 de junho (exclusivamente para equipes que participam do Mundial de Clubes); e entre 10 de julho e 2 de setembro.

Compartilhe