Para Marcelo Bechler, a evolução do Cruzeiro nos últimos jogos é “muito evidente”. O comentarista mineiro, nascido em Belo Horizonte, analisou a melhora da Raposa nas últimas semanas e apontou o jogador que mudou o time ao potencializar companheiros de time e desacelerar o jogo coletivo celeste.
Em vídeo publicado no YouTube na manhã desta segunda-feira (19/5), horas após o empate por 0 a 0 entre Cruzeiro e Atlético, no Mineirão, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, o correspondente da TNT Sports em Barcelona falou sobre a Raposa. O belo-horizontino analisou que o time deixou de acelerar tanto as jogadas após a implementação das ideias do técnico Leonardo Jardim.
“Existe uma muito evidente melhora em resultados, mas em sensações e jogo do time. Passa muito por ter mais calma e menos pressa em chegar à frente. O Cruzeiro me parecia, há muito tempo já, um time extra acelerado. Não sei se era pela chegada de novos jogadores, o time tinha pouco cuidado na preparação das jogadas, em como fazer com que a bola chegasse aos atacantes, em não explorar jogadas individuais, mas sim em construir um jogo mais pausado, coletivo, brigador”
Marcelo Bechler, correspondente da TNT Sports em Barcelona
As peças individuais que melhoraram o Cruzeiro
Na sequência, Marcelo Bechler destacou algumas peças individuais que melhoraram o Cruzeiro após a chegada de Jardim. O comentarista citou Lucas Silva, Fagner, Wanderson, Christian e até mesmo o posicionamento de Matheus Pereira, meio-campista que está jogando atrás do centroavante.
Porém, o principal destaque na visão do comentarista é Lucas Silva, que potencializou Romero, desacelerou o jogo da Raposa e até complicou a futura volta de Matheus Henrique ao time titular – o volante passou por cirurgia no joelho direito em 12 de abril.
“A melhora passa pelo entendimento de jogo do Leonardo Jardim, com os jogadores respeitando mais as posições e não acelerando demais as jogadas. A entrada de alguns jogadores, como Lucas Silva, Fagner e Matheus Pereira voltando a jogar centralizado, como ele é melhor, atrás de um atacante… acho que isso tudo deu mais sentido de jogo ao Cruzeiro. As entradas de Wanderson e Christian também, porque são jogadores de manter a bola e não tanto de um contra um. Me parece um time mais coletivo, que briga muito melhor”, disse Bechler, que seguiu.
“A saída do Walace, que é um volante que ainda não conseguiu se readaptar ao futebol brasileiro, que é basicamente um recuperador, muito pesado, lento, que não fazia a saída de jogo, e a entrada do Lucas Silva melhorou o papel do Lucas Romero, que é muito melhor 5 do que 8. A saída do Matheus Henrique, por mais que viesse jogando bem, é um meia de muita aceleração. Então, o time é muito mais pausado atualmente. Quando voltar, ele terá que se adaptar ao time e não o time se adaptar a ele”
Marcelo Bechler, comentarista mineiro
Na temporada, Lucas Silva já fez 16 partidas e deu duas assistências, tendo sido ambas justamente no atropelo sobre o Bahia, em 17 de abril, em uma das melhores atuações do Cruzeiro em 2025 – venceu o rival por 3 a 0, no Mineirão, pelo Brasileirão.