
Pouco a pouco, Gabi tem buscado espaço no Cruzeiro. Artilheiro da equipe na temporada, ocupou o banco de reservas no empate sem gols com o Atlético, nesse domingo (18/5), no Mineirão, em Belo Horizonte, e recebeu chance já aos 38 minutos da segunda etapa. Após o confronto pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Leonardo Jardim elogiou o atacante e reconheceu que ele precisa – e merece – de mais oportunidades.
Pela declaração, é claro para Leonardo Jardim a capacidade que Gabi tem de agregar ao setor ofensivo. Pesa, no entanto, o momento dos outros atletas que ocupam o mesmo espaço – os também atacantes Kaio Jorge e Wanderson. A dificuldade do comandante celeste é encaixar o camisa 9 em um time que tem dado liga.
“Ele precisa (de mais chances) e merece. Mas, depois, eu tenho também que decidir, tirar uns, manter outros. Hoje até podia ter trocado mais cedo ele por um dos atacantes, mas eles também estavam bem, eles estavam muito bem. Por isso é que nos últimos 10 minutos arrisquei com dois atacantes. A equipe ficou mais ofensiva, mas com menos pressão. Isso tudo é um balanço”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Na sequência, o treinador fez questão de deixar elogios a Gabi e reiterou a dificuldade de escalar todos: “Eu gosto muito… uma palavra a ele, que não necessita disso, mas ele tem sido um profissional excelente, tem sido um jogador de grupo e, simplesmente, tenho que tomar decisões e só podem jogar 11”.
Gabi no Cruzeiro
Gabi assinou contrato com o Cruzeiro em janeiro de 2025. Chegou a Belo Horizonte com o status de titular, mas perdeu espaço após a chegada de Leonardo Jardim. Agora, o atacante vive a missão de recuperar a vaga cativa entre os 11 iniciais.
Dia após dia, o camisa 9 mostra a estrela que o guia. Frequentemente acionado pelo comandante, mesmo que por pouco tempo, tem anotado tentos salvadores e feito diferença nas atuações. Na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, por exemplo, pela sétima rodada do Brasileiro, balançou a rede nos acréscimos do segundo tempo. Diante do Palestino, pela quinta rodada da Copa Sul-Americana, deu o triunfo aos celestes – 2 a 1 – aos 44 minutos da etapa final.
Gabi acumula nove gols e uma assistência em 19 jogos pela Raposa. Sob o comando de Leonardo Jardim, realiza a função de um segundo atacante, ou seja, tem liberdade para se movimentar no campo ofensivo. Outra característica marcante do atacante é a contribuição nas criações de jogadas.
Próximo jogo do Cruzeiro
O Cruzeiro volta a campo nesta quinta-feira (22/5), quando visita o Vila Nova no Serra Dourada, em Goiânia, às 19h, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. Por ter menos rodagem, Gabi pode iniciar o duelo como titular, assim como foi na partida de ida, vencida pelos celestes por 2 a 0.