CRUZEIRO

Cruzeiro tem diferencial para ir melhor neste Brasileiro que nos últimos

Com Kaio Jorge e Gabigol em boa fase, Cruzeiro se vê diante de cenário contrário ao dos últimos anos, quando teve problemas no ataque

Compartilhe
google-news-logo

Um diferencial do Cruzeiro de 2025, que compete de maneira forte no Campeonato Brasileiro, é o ataque. Nas últimas temporadas, a Raposa sofreu com a falta de gols em várias ocasiões. Agora, o time tem se aproveitado do momento positivo que vivem as principais referências da posição: Kaio Jorge e Gabigol.

Quem tem tido uma dor de cabeça positiva com isso é o técnico Leonardo Jardim, que contrariou as expectativas e montou uma escalação titular sem o jogador mais famoso do grupo. Gabigol, que ainda não retomou essa vaga, tem entregue números fortes mesmo vindo do banco em várias oportunidades. E quando foi acionado no 11 inicial, o atacante também não decepcionou.

Gabigol: útil vindo do banco ou como titular

Na vitória por 2 a 0 sobre o Fortaleza, fora de casa, no domingo (25/5), Gabigol foi titular, jogou mais recuado e contribuiu com duas assistências. De quebra, ainda foi eleito pelo Brasileirão o melhor jogador da partida pela 10ª rodada. Ele já havia dado um passe para gol no triunfo anterior, por 3 a 0 sobre Vila Nova, também como visitante, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Gabigol tem 21 jogos oficiais em 2025, nove tentos e quatro assistências. Desde que o Campeonato Mineiro terminou, o camisa 9 começou jogando nove vezes e foi reserva utilizado em cinco. Jardim vem elogiando essas performances recentes e chegou a afirmar em entrevista que o atleta precisa de mais oportunidades como titular.

Kaio Jorge: o principal nome do Cruzeiro na Série A

Protagonista do ataque do Cruzeiro, Kaio Jorge vem fazendo um grande começo de Série A. O centroavante marcou seis gols e distribuiu duas assistências nos nove jogos em que atuou.

Na Copa do Brasil, a boa fase se mantém. Kaio Jorge balançou as redes duas vezes no triunfo por 2 a 0 sobre o Vila Nova, na ida da chave. A Raposa passou com placar agregado de 5 a 0 diante dos goianos.

Os números gerais da temporada são de 16 partidas oficiais, oito gols e duas assistências. Kaio Jorge só não foi bem no Mineiro, quando voltava de lesão e atuou pouco, e na Copa Sul-Americana, torneio em que foi usado por apenas 67 minutos ao longo de três partidas.

As atuações de Kaio Jorge têm rendido elogios de companheiros e da mídia especializada. Gabigol exaltou o parceiro de ataque e disse que ele merece uma chance na Seleção Brasileira.

Cruzeiro sofreu com falta de goleadores

Em 2023, quando voltou à elite após três temporadas na Série B, o Cruzeiro viveu grande crise de gols. Todas as principais contratações da temporada deram errado e não continuaram no clube. A Raposa investiu em atletas como o atacante Wesley e os centroavantes Gilberto, Rafael Elias e Henrique Dourado.

Nesse ano, o único que se sobressaiu no ataque do Cruzeiro foi o Bruno Rodrigues, que havia sido contratado na temporada anterior. O ponta esquerda fez 13 gols e deu sete assistências em 2023, números que ajudaram a Raposa a se livrar do rebaixamento e a garantir vaga na Sul-Americana.

Mas Bruno Rodrigues manteve a escrita dos artilheiros recentes do Cruzeiro, de baixa quantidade de gols. De 2020 para cá, apenas o centroavante Edu, em 2022, balançou as redes mais de 20 vezes. O ‘Imperador Azul’, considerado xodó da torcida celeste, fez 22 gols no ano em que o time foi campeão da Série B e conseguiu o tão aguardado acesso.

Em 2024, o artilheiro do Cruzeiro foi o meia-atacante Matheus Pereira, com 11 bolas na rede. Kaio Jorge, que foi contratado em junho, foi bem na campanha do vice-campeonato da Sul-Americana, mas estava fase de adaptação e não havia assumido o protagonismo que tem atualmente. Ele fez sete gols em 23 jogos nesse período – cinco no torneio continental e dois no Brasileirão. Já Gabigol chegou só em 2025.

Artilheiros do Cruzeiro nas últimas temporadas

  • 2020: Rafael Sobis, meia-atacante (seis gols em 16 jogos)
  • 2021: Matheus Barbosa, volante (sete gols em 27 jogos)
  • 2022: Edu, centroavante (22 gols em 48 jogos)
  • 2023: Bruno Rodrigues, ponta (13 gols em 49 jogos)
  • 2024: Matheus Pereira, meia-atacante (11 gols em 59 jogos)

Cruzeiro nas últimas temporadas do Brasileirão

  • 2020: 11º colocado da Série B (ficou sem o acesso)
  • 2021: 14º colocado da Série B (ficou sem o acesso)
  • 2022: campeão da Série B
  • 2023: 14º colocado da Série A (classificou à Sul-Americana)
  • 2024: nono colocado da Série A (classificou à Sul-Americana)
Compartilhe
google-news-logo