CRUZEIRO

Cruzeiro: Gabigol tem recorde contra o Palmeiras e grande histórico de finais

Gabigol é uma das armas ofensivas do Cruzeiro para o duelo com o Palmeiras pela 11ª rodada da Série A do Brasileirão

Compartilhe
google-news-logo

A rivalidade com o Palmeiras faz parte da trajetória de Gabigol, hoje atacante do Cruzeiro. O camisa 9 tem como maior vítima da carreira o clube paulista, rival celeste na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se jogar a partida, ele terá a chance de ampliar esses números, construídos em embates marcantes nos períodos em que jogou por Santos e Flamengo.

Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam no domingo (1º/6), a partir das 19h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. Caso vença esse jogo, e o Flamengo tropece diante do Fortaleza, a Raposa saltará da terceira para a primeira posição da tabela, que pertence justamente ao Verdão.

Números de Gabigol contra o Palmeiras

Gabriel Barbosa tem 14 gols em 27 jogos oficiais contra o Palmeiras – oito pelo Flamengo e seis pelo Santos. Ele ainda contribuiu com três assistências nessas partidas. O retrospecto do centroavante diante do time alviverde é de 13 vitórias, oito empates e oito derrotas.

Além do Palmeiras, o Fluminense sofreu 14 gols de Gabigol. Essa marca, porém, foi atingida em um maior número de jogos diante do Tricolor Carioca. O atleta ficou frente a frente com o arquirrival do Flamengo 33 vezes.

Gabigol participou de duas decisões entre Santos e Palmeiras

Quando jogou pelo Santos, entre 2013 e 2016 e em 2018, Gabigol pode vivenciar uma grande fase do “Clássico da Saudade”. O Peixe enfrentou o Palmeiras várias vezes nesse período, marcado por finais no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil.

A primeira decisão foi no Paulistão de 2015. O Santos ganhou o título após perder a ida por 1 a 0, fora de casa, e garantir vitória por 2 a 1 no jogo de volta, na Vila Belmiro, em Santos. Nas penalidades, triunfo santista por 4 a 2. Gabigol só atuou por 11 minutos na partida de ida.

Já na decisão da Copa do Brasil de 2015, o Verdão levou a melhor, sendo campeão nos pênaltis. O Santos venceu a partida de ida por 1 a 0, na Vila Belmiro, com gol de Gabigol. Na volta, o jogador passou em branco na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no Allianz Parque. Ele foi substituído antes das penalidades.

Gabigol jogou três finais do Flamengo contra o Palmeiras

Outra rivalidade forte que Gabigol viveu foi Flamengo x Palmeiras. O confronto ganhou destaque nacional na última década, quando os clubes passaram a ‘monopolizar’ a maior parte dos títulos no futebol brasileiro.

Gabigol participou de três decisões contra o Palmeiras no período em que defendeu o Flamengo. O atacante jogou de 2019 a 2024 no Rubro-Negro. Ele trocou o time carioca pelo Cruzeiro no início de 2025.

Flamengo e Palmeiras se enfrentam primeiramente na final da Supercopa Rei de 2021 (então Supercopa do Brasil). Os adversários empataram por 2 a 2 no tempo regulamentar, e os cariocas levaram o título após vitória por 6 a 5 nos pênaltis. Gabigol fez um gol e converteu a quinta cobrança rubro-negra na série decisiva. O jogo foi disputado no Mané Garrincha, em Brasília.

O confronto mais marcante entre Flamengo e Palmeiras nos últimos anos foi o da final da Copa Libertadores de 2021. A equipe alviverde venceu o duelo por 2 a 1 no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. Gabigol balançou a rede e empatou a partida aos 72 minutos, mas os paulistas voltaram a marcar nos acréscimos e ficaram com o título.

Depois, Flamengo e Palmeiras se reencontraram na decisão da Supercopa de 2023. Gabigol fez dois gols no jogo, só que viu o Flamengo ser novamente vice-campeão. O Palmeiras bateu os cariocas por 4 a 3 no Mané Garrincha.

Gabigol pode ser titular em Cruzeiro x Palmeiras?

Atualmente, Gabigol é reserva de Kaio Jorge no ataque do Cruzeiro. O atacante tem atuado como titular nas partidas em que o algum companheiro está ausente, como foi o caso do meia-atacante Matheus Pereira, diante do Fortaleza (2 a 1 na 10ª rodada da Série A); e o ponta Wanderson, contra o Vila Nova (3 a 0 na volta da terceira fase da Copa do Brasil).

Jardim também deu oportunidades para Gabigol na Copa Sul-Americana, torneio em que escalou time alternativo em cinco dos seis jogos do Grupo E.

Por isso, não dá para afirmar se o camisa 9 terá oportunidade de começar jogando contra o Palmeiras. Wanderson ainda não está garantido para o confronto, mas evoluiu na recuperação de um trauma no joelho esquerdo e vive a expectativa de retornar. O atacante vem treinando com companheiros na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte.

Quando tem todos os jogadores disponíveis, Jardim escala o time titular do Cruzeiro com: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Christian, Kaio Jorge e Wanderson.

Números de Gabigol pelo Cruzeiro

  • Jogos: 21 (16 como titular)
  • Minutos: 1360 (média de 64,7 por partida)
  • Gols: nove (média de 0,43 por partida)
  • Assistências: quatro (média de 0,19 por partida)
Compartilhe
google-news-logo