
“Todo mundo quer”, disse Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, sobre o volante Japa. O cria da Toca da Raposa, apesar de recuperado de lesão no tendão da coxa esquerda, sofrida em 29 de janeiro, ainda não atuou sob o comando do técnico Leonardo Jardim.
Por cerca de três meses, Japa integrou o departamento médico do clube, que optou por tratamento conservador. Em 22 de abril, o jovem de 21 anos treinou integralmente pela primeira vez desde a lesão. Ali, surgiu a expectativa de que o volante poderia integrar a lista de relacionados para a derrota por 2 a 1 para o Palestino-CHI, em 24 de abril, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana. Mas não passou disso.
Japa não viajou com o Cruzeiro para aquela partida nem para qualquer outra depois. O motivo é simples. Leonardo Jardim exige que todos os atletas estejam 100% fisicamente para manter a competitividade da equipe. Por ter ficado dias longe dos jogos oficiais, o volante ainda não atende ao requisito.
Desde então, Japa tem feito trabalhos individuais de equilíbrio e aprimoramento físico para que atinja a plenitude e possa competir. O atleta cumpre cronograma elaborado pelo departamento de saúde e performance – como de praxe, o clube não dá detalhes sobre tais etapas.
Japa no Cruzeiro
O período ausente de Japa é ainda maior. Em 2025, ele não entrou em campo. Foi relacionado apenas para duas partidas, contra Tombense e Athletic, pelo Campeonato Mineiro, mas não entrou em campo – na época, o Cruzeiro ela comandado por Fernando Diniz.
O volante entrou em campo pela última vez em 4 de dezembro, na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O jovem, promovido à equipe principal em 2023, coleciona 22 partidas com a camisa estrelada.
Próximo jogo do Cruzeiro
O Cruzeiro volta a campo em 12 de junho (quinta-feira), contra o Vitória, às 19h, no Barradão, em Salvador, pela 12ª rodada da Primeira Divisão.
Este será o último duelo da Raposa antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes, a ser disputada entre 14 de junho e 13 de julho. Depois, os celestes atuarão apenas em 12 de julho, contra o Grêmio, pela Série A – a data e o horário serão confirmados posteriormente.