CRUZEIRO

Contra o Z4 e pela liderança: Vitória e Cruzeiro se enfrentam em cenários distintos

Cruzeiro e Vitória medem forças nesta quinta-feira (12/6), às 19h, no Barradão, em Salvador, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro

Em cenários completamente distintos, Vitória e Cruzeiro se enfrentarão nesta quinta-feira (12/6), às 19h, no Barradão, em Salvador, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão, em uma espécie de queda livre, passa por momento de turbulência e tenta se afastar da zona de rebaixamento. Já a Raposa, tranquila na tabela de classificação, almeja a liderança antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes

Vitória em queda

A animadora campanha do Vitória no início da temporada chegou ao fim precisamente em 12 de março, quando o clube perdeu a invencibilidade de 22 jogos justamente na derrota por 2 a 0 para o Náutico, o que custou a eliminação ainda na segunda fase da Copa do Brasil. Antes, desde o fim do ano passado, o Leão acumulava 14 vitórias e oito empates.

Depois daquele resultado negativo, muito mudou. O Vitória, que havia encerrado a primeira fase do Campeonato Baiano na liderança (e de forma invicta), perdeu a final para o maior rival, o Bahia. O tricolor triunfou por 2 a 0 na Fonte Nova e precisou apenas empatar por 1 a 1 no Barradão para levantar o caneco.

Na Copa Sul-Americana, iniciada em abril, o Leão não engatou. Com apenas uma vitória, três empates e duas derrotas, despediu-se do torneio continental em terceiro lugar do Grupo B – um gol contra bizarro na derrota por 1 a 0 para o Universidad de Quito, pela última rodada, marcou a eliminação negativamente.

Aquele gás inicial permitiu que o Vitória avançasse às quartas de final da Copa do Nordeste com autoridade. Para garantir vaga na semifinal, terá de enganar a má fase no duelo com o Confiança – a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não detalhou a data do confronto, que deve ocorrer ainda neste mês, durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes.

No Campeonato Brasileiro, o time do técnico Thiago Carpini está a dois tentos da zona de rebaixamento. Na 16ª colocação, o Vitória acumula apenas dois triunfos, contra quatro igualdades e cinco tropeços. O saldo de gols (-4) o deixa acima do Fortaleza, em 17º (-5). Resultado negativo diante do Cruzeiro pode abrir as portas do Z4 ao rubro-negro.

Cruzeiro em ascensão

O Cruzeiro vive caminho inverso. Decepcionou a torcida no início da temporada ao ser eliminado na semifinal do Campeonato Mineiro – para o América – e ainda na fase de grupos da Sul-Americana – em terceiro do Grupo E, com cinco pontos, uma vitória, dois empates e três derrotas.

No Campeonato Brasileiro, a Raposa foi capaz de virar a chave. O técnico Leonardo Jardim encontrou a formação ideal com ’17 jogadores titulares’ e levou o time a sequência empolgante.

Em segundo lugar na tabela de classificação, com 22 pontos, sete triunfos, duas igualdades e dois tropeços, o Cruzeiro depende apenas de si para assumir a liderança antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes: basta vencer o Vitória e manter a diferença no saldo de gols para o Bragantino, terceiro colocado, já que Flamengo, líder, e Palmeiras, em quarto, não entrarão em campo nesta semana justamente devido à Data Fifa.

Na Copa do Brasil, a equipe não teve dificuldades para dispensar o Vila Nova na terceira fase. Com dois triunfos (por 2 a 0 e 3 a 0), garantiu vaga nas oitavas de final – para encarar o CRB – com autoridade. O bom momento em ambos os campeonatos é comprovado pelos números: os celestes não sabem o que é perder há 11 confrontos.

Movimentações internas

Vitória

Para tentar consertar a rota, o Vitória tem agido internamente. No fim de maio, anunciou o advogado Gustavo Vieira de Oliveira, filho de Sócrates, como o novo executivo de futebol. Consequentemente, Manoel Tanajura Neto, que ocupava a vaga, passou a ser gerente de futebol.

Em relação ao elenco, o Leão aproveitou a janela de transferências para rescindir com três atletas. Nos últimos dias, o clube comunicou as saídas do lateral-esquerdo Hugo, emprestado pelo Botafogo, e dos atacante Carlos Eduardo e Bruno Xavier.

Cruzeiro

O Cruzeiro também lida com mudança na gestão. Contestado pela torcida, Alexandre Mattos, CEO, despediu-se do clube em 2 de junho e assinou contrato com o Santos. Por enquanto, a tendência é que a Raposa não busque outro profissional.

O clube estrelado conta com apenas uma mudança no grupo de jogadores durante a atual janela de transferências, que se encerra nesta terça-feira (10/6). O atacante Juan Dinenno está próximo de se acertar com o São Paulo por empréstimo.

Preparação do Cruzeiro

Leonardo Jardim deseja seriedade contra o Leão: “Aproveitar para recuperar jogadores que estão antiquados (desgastados) e, depois, voltar a trabalhar seriamente, porque o jogo contra o Vitória é importante. É isso que quero do grupo, independentemente de contra quem joga, tenha sempre uma atitude forte e empenho de forma que respeite aquilo que é jogar no Cruzeiro”.

Pela declaração do comandante, a tendência é que o Cruzeiro não poupe na viagem a Salvador – é certo que não contará com o volante Christian, suspenso. Até porque este será o último duelo da Raposa antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes, a ser disputada entre 14 de junho e 13 de julho. A equipe voltará a campo apenas em 12 de julho, contra o Grêmio, pela Série A – a data e o horário serão confirmados posteriormente.

Compartilhe