
Técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim fará ao menos uma mudança no elenco para o confronto com o Vitória, nesta quinta-feira (12/6), às 19h, no Barradão, em Salvador, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O comandante terá de encontrar um substituto para o volante Christian, suspenso.
Christian recebeu o terceiro cartão amarelo no último jogo da Raposa pela Série A, a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, em 1º de junho, pela 11ª rodada. O atleta já havia sido punido diante de Flamengo e Bahia e, por isso, cumprirá suspensão automática.
Apesar de ter jogado durante toda a carreira como segundo volante, Christian tem atuado como ponta direita no time de Leonardo Jardim, o que abre margem para duas possibilidades mais prováveis: o treinador abrirá mão de poderio ofensivo para fortalecer o meio-campo ou acionará um terceiro atacante?
Peças do Cruzeiro para substituir Christian
As últimas movimentações de Leonardo Jardim indicam um caminho: Gabi como terceiro atacante ao lado de Wanderson, ponta esquerda, e Kaio Jorge, centralizado. Desde que assumiu a vaga de titular, na terceira rodada, Christian é frequentemente substituído pelo camisa 9 (isso já ocorreu em quatro confrontos). Caso o comandante português queira dar força ao meio, tem como opção Eduardo.
Para ocupar a ala, Leonardo Jardim também tem como opções os atacantes Marquinhos, Bolasie, Lautaro Díaz e Kaique Kenji. No meio, Rodriguinho está à disposição. Uma trinca de volantes também é possível, assim, Lucas Silva e Lucas Romero teriam a companhia de Walace, Murilo Rhikman ou Japa – o último ainda não atuou em 2025.
- Leia também: Os planos do Cruzeiro para a base feminina: captação de atletas, local de treinos e mais
Cruzeiro x Vitória
Leonardo Jardim trata o duelo com o Vitória como ‘importante’. Por isso, não deve poupar: “É isso que quero do grupo, independentemente de contra quem joga, tenha sempre uma atitude forte e empenho de forma que respeite aquilo que é jogar no Cruzeiro”.
Kaio Jorge não tem participado integralmente dos treinamentos e é dúvida. Segundo o clube, a condição dele não é motivo de preocupação, e o atacante utiliza o período sem jogos para aprimorar o físico.
Se vencer o Vitória e manter a diferença no saldo de gols para o Bragantino (23 pontos), terceiro colocado, o Cruzeiro (23 pontos), em segundo, assume a liderança do Campeonato Brasileiro. Isso porque Flamengo (24 pontos), líder, e Palmeiras (22 pontos), em quarto, não entrarão em campo nesta semana devido à Copa do Mundo de Clubes.
Nesse cenário, a Raposa deve ir a campo com: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e William (Fagner); Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Wanderson, Gabi (Eduardo) e Kaio Jorge (Marquinhos ou Bolasie).
Departamento médico do Cruzeiro
seguem no departamento médico os zagueiros João Marcelo (sofreu lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito e passou por cirurgia) e Janderson (ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo), além do volante Matheus Henrique (passou por cirurgia para tratar lesão no menisco lateral do joelho direito).