Com o empate por 0 a 0 diante do Vitória, nessa quinta-feira (12/6), o Cruzeiro encerrou o calendário do primeiro semestre. A Raposa só volta a campo no início de julho, quando disputará a Vitória Cup, um torneio amistoso no Espírito Santo. Todas as competições foram paralisadas porque começa neste mês a Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos.
O Cruzeiro chega à pausa do Mundial na segunda posição do Campeonato Brasileiro, com 24 pontos – mesmo número do Flamengo, líder da competição devido à grande diferença no saldo de gols (20 a seis). A equipe carioca também tem um jogo a menos.
Se tivesse vencido o Vitória, fora de casa, pela 12ª rodada, o Cruzeiro sairia de férias na ponta da tabela. O duelo teve baixa qualidade técnica, já que os times tiveram dificuldade inclusive para correr e trocar passes, pois o campo do Barradão, em Salvador, estava completamente encharcado. Ainda houve a expulsão do meia Eduardo no fim da primeira etapa.
Cruzeiro está invicto há 12 jogos
Apesar de não ter dado a tão desejada liderança ao Cruzeiro, o resultado foi visto como positivo pelo técnico Leonardo Jardim, que destacou o empenho dos jogadores em um cenário de grande adversidade.
“Com um jogador a menos, pronto, as coisas se tornaram mais difíceis. Eu deixo parabéns aos jogadores, eu lhes disse: ‘Fora de casa, com o campo nessas condições, com a menos por mais de 50 minutos, eu só tenho que os dar parabéns, porque vocês honraram a camisa do Cruzeiro, lutaram’… Eles estão de parabéns pelo que acabaram por fazer”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Esse resultado levou o comandante celeste à marca de 12 jogos de invencibilidade. A Raposa conseguiu oito vitórias e quatro empates entre os dias 27 de abril e 12 de junho. Esses números levam em conta partidas do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.
Última derrota da Raposa foi na Sul-Americana
A última vez em que a equipe celeste perdeu foi na terceira rodada do torneio continental, em 24/4. Nessa ocasião, o Palestino bateu o Cruzeiro por 2 a 1 no Estádio Municipal Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, no Chile.
A Raposa usou uma formação alternativa nesse e em outros quatro jogos da Sul-Americana. Como tropeçou cinco vezes (dois empates e três derrotas), o Cruzeiro terminou a fase classificatória na terceira posição do Grupo E, com só cinco pontos. Além do Palestino, a chave contava com Mushuc Runa, do Equador, e Unión, da Argentina.
Jardim enfrentou problemas antes de o time engatar
Contratado em fevereiro, Jardim teve um início difícil no Cruzeiro. O técnico chegou ao clube como substituto de Fernando Diniz, demitido por maus resultados no inicio do Campeonato Brasileiro.
Nos primeiros dois meses, Jardim também não conseguiu emplacar muitas vitórias e foi eliminado pelo América na semifinal do Mineiro. A boa fase da Raposa começou só em abril, momento em que o português modificou peças e encontrou um equilíbrio para o time titular.
O treinador colocou estrelas no banco de reservas e montou uma formação ‘mais operária’. Jardim sacou do time nomes como Dudu, meia-atacante que acabou se transferindo para o Atlético, e o centroavante Gabigol.
Números do Cruzeiro em 2025
- Total: 30 jogos oficiais, 13 vitórias, nove empates e oito derrotas
- Com Fernando Diniz: três jogos, uma vitória, um empate e uma derrota
- Com o interino Wesley Carvalho: cinco jogos, duas vitórias, um empate e uma derrota
- Com Leonardo Jardim: 23 jogos, 10 vitórias, sete empates e seis derrotas
Além das 30 partidas oficiais, o Cruzeiro disputou três amistosos em 2025: 1 a 1 com o São Paulo, em campo neutro (Diniz); 0 a 0 com o Atlético, em campo neutro (Diniz); e 0 a 0 com o RB Bragantino, fora de casa (Jardim).
Time titular do Cruzeiro
A Raposa encerrou o primeiro semestre com o seguinte time titular: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Christian, Kaio Jorge e Wanderson. Esse é o 11 inicial do Cruzeiro desde abril.
Situação da Raposa nas competições
- Campeonato Mineiro: eliminado pelo América na semifinal
- Sul-Americana: ficou em terceiro no Grupo E e foi eliminado
- Copa do Brasil: passou pelo Vila Nova na terceira fase e enfrentará o CRB nas oitavas
- Brasileirão: segundo colocado com 24 pontos e seis gols de saldo