CRUZEIRO

Leonardo Jardim detalha atuação do Cruzeiro no mercado: ‘Não vai cometer erro do passado’

Técnico do Cruzeiro disse estar realizado com o grupo que tem à disposição e garantiu que o clube estrelado não 'abrirá o bolso' para inflar o elenco, movimento considerado por ele equivocado

O Cruzeiro acalmou os ânimos da torcida ao economizar fôlego na janela de transferências excepcional para a Copa do Mundo de Clubes e não registrar novos jogadores. A Raposa, recentemente reforçado por um gerente de scout, tem o técnico Leonardo Jardim como ‘guia’ da procura, caracterizada por ser pontual. O comandante português detalhou a atuação do clube no mercado e garantiu que a intenção é ‘não cometer erro do passado’.

A partir de 10 de julho, data da abertura da última janela de transferências, o Cruzeiro pretende entregar outras opções a Leonardo Jardim. Mas não muitas. Pontuais. O treinador citou que os reforços – “um ou outro” – chegarão à Toca da Raposa para dar equilíbrio ao elenco.

“Esse plantel conseguiu um primeiro semestre muito positivo. Hoje em dia não é fácil trazer jogadores de qualidade melhor do que a nossa para o Cruzeiro. Com certeza que temos que ver alguns jogadores para algumas posições que possamos precisar de algum equilíbrio. Graças a deus não tivemos lesões graves, problemas. Mas também temos que ter um ou outro jogador para equilibrar o plantel. Mas a base do grupo, a base desses jogadores está aqui.

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Na sequência, o comandante disse estar realizado com o grupo que tem à disposição e garantiu que o clube estrelado não ‘abrirá o bolso’ para inflar o elenco, movimento considerado por ele equivocado: “O clube não vai cometer o erro do passado, de registrar muitas coisas na janela. Eu, pessoalmente, estou satisfeito com essa base que temos aqui”.

O Cruzeiro deseja jogadores que vão aumentar a competitividade interna – de forma saudável – e dar retorno financeiro. Jovens agradam à diretoria. Formado por Pedro Júnio, vice-presidente, Paulo Pelaipe, diretor executivo, e pelo próprio Leonardo Jardim, o departamento de futebol mira em três zonas específicas para reforçar: zaga, meio-campo e ataque.

Cruzeiro volta a campo com reforço?

Nessa quinta-feira (12/6), no empate sem gols com o Vitória, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro fez a última partida no primeiro semestre. A partir dali, comissão técnica e jogadores saíram de férias e permanecerão em descanso até 26 de junho.

No período, o clube intensificará a busca por reforços desejados pelo treinador, que guiará os passos da diretoria. Caso registre jogadores já nos primeiros dias da próxima janela, o Cruzeiro poderá apresentá-los à torcida no reencontro. O próximo duelo oficial da equipe é contra o Grêmio, no fim de semana do dia 12 de julho, pela 13ª rodada da Série A – pouco antes disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) detalhará a data, o horário e o local.

Antes, no início do mês de julho, a Raposa jogará o Vitória Cup, torneio amistoso organizado pela Desportiva Ferroviária na capital do Espírito Santo. Os celestes entrarão em campo duas vezes, contra Defensa y Justicia (quinta-feira, 3 de julho, às 20h) e Estudiantes (domingo 6 de julho, às 16h), ambos da Argentina.

“Em primeiro lugar, essa parada é quase obrigatória. É em termos de contrato, os jogadores precisam ter férias. Se o campeonato acaba em 21, eles precisam ter férias em algum momento. Espero que eles aproveitem com as famílias, aproveitem o momento de descanso. Com certeza levam um plano para fazer em casa, mais físico, acredito que vão cumprir. Depois, voltaremos no dia 27 para dar andamento ao trabalho, com a mesma ambição que tivemos até o presente, sempre respeitando e trabalhando ao máximo”, completou Leonardo Jardim.

‘Erros do passado’: contratações do Cruzeiro

Leonardo Jardim se referiu à importância que o Cruzeiro tem dado ao mercado transferências. Desde que comprou as ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), Pedro Lourenço investiu em peso. Na primeira janela, em junho de 2024, contratou o goleiro Cássio, o zagueiro Jonathan Jesus, os volantes Matheus Henrique, Walace e Fabrício Peralta, e os atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz, além de exercer o direito de compras do meio-campista Matheus Pereira e do zagueiro João Marcelo.

No início de 2025, o clube fechou vínculo com o zagueiro Fabrício Bruno, o lateral-direito Fagner (empréstimo), o volante Christian, os meio-campistas Eduardo e Rodriguinho, e os atacantes Gabi, Dudu, Marquinhos e Bolasie. Posteriormente, a Raposa selou a compra do zagueiro Villalba, o empréstimo do também zagueiro Mateo Gamarra e a contratação em definitivo do atacante Wanderson.

Uma movimentação do Cruzeiro na janela excepcional

Acertado com o São Paulo, o argentino Juan Dinenno rescindiu contrato com a Raposa no último dia da janela excepcional. Dois fatores pesaram para o rompimento do vínculo: o atacante tinha contrato até o fim da atual temporada e havia perdido espaço no elenco, que tem Kaio Jorge como centroavante titular e Gabi como reserva imediato.

Paralelamente a isso, o Cruzeiro oficializou a contratação em definitivo do atacante Marquinhos – estava emprestado pelo Arsenal até o fim do ano – e renovou o contrato do volante Lucas Romero – agora até o fim de 2027. Ambos os negócios, entretanto, não estão diretamente relacionados à janela, isto é, o clube poderia tê-los feito a qualquer momento, já que os atletas tinham contrato até dezembro.

Compartilhe