
A contragosto do técnico Leonardo Jardim, o Cruzeiro teve de dar uma pausa nas competições, assim como os outros 19 times da Série A do Campeonato Brasileiro. Durante a Copa do Mundo de Clubes, os jogadores celestes aproveitarão 15 dias de férias e disputarão um torneio amistoso em Vitória, no Espírito Santo. Devido ao bom momento antes da parada, uma pergunta ganha espaço: a Raposa conseguirá manter o embalo? O No Ataque relembra, a seguir, como o clube celeste reagiu a outros hiatos.
Apesar de prevista desde o ano passado, a pausa não agrada ao comandante português: “É obrigatória. É em termos de contrato. Os jogadores precisam ter férias… Espero que aproveitem o momento de descanso. Com certeza levam um plano para fazer em casa, mais físico, acredito que vão cumprir. Depois, voltaremos no dia 27 para dar andamento ao trabalho, com a mesma ambição”.
Os motivos da insatisfação de Jardim são óbvios. O Cruzeiro superou as desconfianças do início da temporada, subiu posições no Brasileiro (ocupa a segunda colocação, com 24 pontos, sete vitórias, três empates e duas derrotas) e avançou às oitavas de final da Copa do Brasil ao despachar o Vila Nova-GO.
Ao analisar o histórico da equipe, os hiatos não se mostram cruciais no desempenhos da Raposa. Em 2013, por exemplo, o Cruzeiro parou para a Copa das Confederações, manteve o ritmo e se sagrou campeão da Série A.
O mesmo ocorreu no ano seguinte, quando a equipe deu uma pausa nos compromissos oficiais para a Copa do Mundo.
Em 2019, ano do rebaixamento, o time já estava mal antes do início da Copa América e seguiu no caminho no retorno.
Comparativo: Cruzeiro antes e depois das pausas
2006 – Copa do Mundo
- Em 2006, até a 10ª rodada, antes da parada para a Copa do Mundo, o Cruzeiro era líder do Campeonato Brasileiro, com 21 pontos, seis vitórias, três empates e uma derrota. Até a 38ª rodada, o clube caiu para a 10ª posição, com 53 pontos, 14 triunfos, 11 igualdades e 13 tropeços.
- Na Copa Sul-Americana, a Raposa foi eliminada pelo Santos ainda na fase preliminar. A equipe celeste perdeu o primeiro jogo por 1 a 0, venceu o segundo pelo mesmo placar, mas caiu na disputa de pênaltis (4 a 3 para o Peixe).
- O Cruzeiro já havia sido eliminado da Copa do Brasil.
2010 – Copa do Mundo, na África do Sul
- Em 2010, até a sétima rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro ocupava a 10ª colocação, com 10 pontos, três vitórias, um empate e três derrotas. Ao fim, o clube aparecia em quinto lugar, com 60 pontos, 18 triunfos, seis igualdades e 14 tropeços.
- Já havia sido eliminado da Copa Libertadores.
2013 – Copa das Confederações, no Brasil
- Antes da pausa para a Copa das Confederações, o Cruzeiro ocupava a quinta colocação do Campeonato Brasileiro, com nove pontos, duas vitórias, três empates e uma derrota. A equipe se consagrou campeã, com 76 pontos, 23 triunfos, sete igualdades e oito tropeços.
- O Cruzeiro caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Flamengo – venceu a ida por 2 a 1, mas perdeu a volta por 1 a 0.
2014 – Copa do Mundo, no Brasil
- O Cruzeiro pausou a campanha no Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo de 2014 em primeiro lugar, com 19 pontos, seis vitórias, um empate e duas derrotas. Naquele ano, também levantou a taça da Série A ao encerrar a participação na liderança, com 80 pontos, 24 triunfos, oito igualdades e seis tropeços.
- A Raposa chegou à final da Copa do Brasil e perdeu os confrontos de ida e volta para o Atlético (2 a 0 e 1 a 0).
- A equipe já havia sido eliminada da Copa Libertadores
2018 – Copa do Mundo, na Rússia
- O Cruzeiro parou para a Copa do Mundo de 2018 em oitavo lugar no Campeonato Brasileiro, com 18 pontos, cinco vitórias, três empates e quatro derrotas. O clube fechou a participação na mesma posição, com 53 pontos, 14 triunfos, 11 igualdades e 13 tropeços.
- A Raposa caiu nas quartas de final da Copa Libertadores para o Boca Juniors ao perder o duelo de ida por 2 a 0 e empatar o de volta por 1 a 1.
- Por outro lado, o Cruzeiro conquistou o título da Copa do Brasil – derrotou o Corinthians duas vezes, por 1 a 0 e 2 a 1.
2019 – Copa América, no Brasil
- O Cruzeiro parou para a Copa América na 18ª colocação do Campeonato Brasileiro, com oito pontos, duas vitórias, dois empates e duas derrotas. O time não se recuperou e encerrou a fatídica campanha em 17º, com 36 pontos, sete triunfos, 15 igualdades e 16 tropeços.
- Na Copa Libertadores, a Raposa caiu nas oitavas para o River – empatou os dois confrontos por 0 a 0 e perdeu a disputa de pênaltis por 4 a 2.
- A equipe avançou até a semifinal da Copa do Brasil, quando perdeu os dois jogos para o Internacional – por 1 a 0 e 3 a 0.
Programação do Cruzeiro
Os jogadores do Cruzeiro têm férias até 26 de junho. No dia seguinte, se reapresentam na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, e iniciam a preparação para a Vitória Cup – torneio amistoso organizado pela Desportiva Ferroviária na capital do Espírito Santo.
Os celestes entrarão em campo duas vezes, contra Defensa y Justicia (quinta-feira, 3 de julho, às 20h) e Estudiantes (domingo 6 de julho, às 16h), ambos da Argentina.
Em 13 de julho, o clube estrelado volta a campo pelo Campeonato Brasileiro. O confronto com o Grêmio, pela 13ª rodada, está marcado para às 20h30, no Mineirão. O próximo compromisso pela Copa do Brasil – ida das oitavas de final, contra o CRB – será em 30 de julho, às 19h30, também no Gigante da Pampulha.