Em 10 de julho será aberta a terceira janela de transferências desta temporada. O Cruzeiro, que já liberou o atacante Juan Dinenno para o São Paulo, pode vir fazer novas mudanças no elenco, caso receba propostas. Há 12 jogadores no grupo que ainda não tem sete jogos no Campeonato Brasileiro e podem se transferir para outras equipes da Série A.
Do time titular, há somente um nome que não atingiu essa marca: o lateral-direito Fagner, que pertence ao Corinthians e está emprestado ao Cruzeiro até dezembro deste ano.
O ala só não fez sete partidas ainda no Brasileirão porque teve uma série de pequenos problemas físicos que o tiraram de combate em jogos pontuais entre abril e junho.
Como não pertence ao Cruzeiro e vem bem na temporada, Fagner tem chances quase nulas de se transferir a outro time agora. O ala ainda tem um filho que joga nas categorias de base da Raposa.
Os jogadores lesionados (os zagueiros João Marcelo e Janderson e o volante Matheus Henrique) e os goleiros reservas (Léo Aragão e Otávio) também estão na lista dos que não completaram sete jogos.
Situação semelhante à das promessas das categorias de base. Além de Janderson, o técnico Leonardo Jardim deu alguns minutos para o volante Murilo Rhikman e o atacante Kaique Kenji no Brasileirão. Já o lateral-esquerdo Kauã Prates atuou só na Copa Sul-Americana.
O atacante Yannick Bolasie fez seis partidas antes das férias começarem, só que é um homem de confiança de Jardim e faz parte da rotação do time. Não há perspectiva de saída para o congolês.
Quem ainda pode sair do Cruzeiro?
Entre os atletas com futuro indefinido no Cruzeiro estão o zagueiro Mateo Gamarra, acionado só duas vezes por Jardim nesta edição da Série A; o volante Walace, que não deve sair de forma fácil, pois custou caro e tem alto salário; o jovem meia Rodriguinho, de 22 anos, ainda pouco usado; e o atacante Lautaro Díaz, reserva que tem feito temporada abaixo das expectivas, mas interessa a outros clubes.
Qualquer mudança no time, porém, depende do aval de Jardim, que pode liberar os atletas apenas sob a condição de receber outro para preencher a vaga que será deixada.
Apesar de não gostar de trabalhar com elencos inchados, o técnico vê como necessária a presença de diferentes opções no banco, tendo em vista que o Cruzeiro divide esforços entre o Brasileirão e a Copa do Brasil.
Quantos partidas cada jogador do Cruzeiro têm na Série A?
- Doze jogos: goleiro Cássio e lateral-esquerdo Kaiki
- Onze jogos: zagueiro Fabrício Bruno, volantes Lucas Romero e Lucas Silva e atacantes Kaio Jorge e Wanderson
- Dez jogos: meias Matheus Pereira e Eduardo
- Nove jogos: zagueiro Lucas Villalba, meio-campista Christian e atacante Gabigol
- Oito jogos: lateral-direito William
- Sete jogos: atacante Marquinhos
- Seis jogos: lateral-direito Fagner e atacante Yannick Bolasie
- Cinco jogos: zagueiro Jonathan Jesus e volante Walace
- Quatro jogos: atacante Lautaro Díaz
- Dois jogos: zagueiro Mateo Gamarra e volante Matheus Henrique (lesionado)
- Um jogo: zagueiro Janderson (lesionado), volante Murilo Rhikman, meia Rodriguinho e atacante Kaique Kenji
- Não jogou: goleiros Léo Aragão e Otávio, zagueiro João Marcelo (lesionado) e lateral-esquerdo Kauã Prates