Depois de 14 dias de férias, os jogadores do Cruzeiro se reapresentarão na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, nesta sexta sexta-feira (27/6). Os trabalhos dos próximos dias visam o aprimoramento físico para a sequência intensa de compromissos – oficiais e não – até o início de agosto, envolvendo Vitória Cup, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
A partir desta sexta-feira, os cruzeirenses treinarão até o dia do embarque para o Espírito Santo, em 2 de julho (quarta-feira). Na Grande Vitória, o Cruzeiro disputará o Vitória Cup, torneio amistoso organizado pela Desportiva Ferroviária. Serão dois jogos, ambos contra argentinos.
Na próxima quinta-feira (3/7), a Raposa encara o Defensa Y Justicia, a partir das 20h, no Kleber Andrade, em Cariacica. Depois, em 6 de julho (domingo), os celestes enfrentarão o Banfield, às 16h, no mesmo local. A competição não terá um campeão, mas os vencedores de cada confronto serão premiados com um troféu – empate, portanto, leva aos pênaltis.
A tendência é que o Cruzeiro retorne a Belo Horizonte após o último jogo no Espírito Santos. Então, inicia a preparação para as partidas oficiais. Como detalhado pelo técnico Leonardo Jardim, todos os atletas cruzeirenses receberam um plano de condicionamento físico para utilizarem durantes as férias. Essa foi a forma que a comissão encontrou para que o grupo não perca muito ritmo e tenha facilidade na reapresentação.
A Raposa volta a competir em 13 de julho (domingo), diante do Grêmio, às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Já o próximo compromisso pela Copa do Brasil – oitavas de final – está marcado para 30 de julho (quarta-feira), às 19h30, contra o CRB, também no Gigante da Pampulha.
Sequência intensa de jogos
Entre o primeiro amistoso e 9 de agosto (ou 10, a depender de definição da Confederação Brasileira de Futebol), o Cruzeiro terá no máximo quatro dias de descanso entre uma partida e outra – na maioria das vezes, três. Serão 11 jogos em 38 dias, média de um duelo a cada 72 horas.
- 13/7 – Cruzeiro x Grêmio – 20h30 – Mineirão, Belo Horizonte – 13ª rodada do Brasileiro
- 17/7 – Fluminense x Cruzeiro – 19h30 – Maracanã, Rio de Janeiro – 14ª rodada do Brasileiro
- 20/7 – Cruzeiro x Juventude – 16h – Mineirão, Belo Horizonte – 15ª rodada do Brasileiro
- 23/7 – Corinthians x Cruzeiro – 19h30 – Neo Química Arena, São Paulo – 16ª rodada do Brasileiro
- 27/7 – Cruzeiro x Ceará – 16h – Mineirão, Belo Horizonte – 17ª rodada do Brasileiro
- 30/7 – Cruzeiro x CRB – 19h30 – Mineirão, Belo Horizonte – ida oitavas da Copa do Brasil
- 3/8 – Botafogo x Cruzeiro – 16h – Nilton Santos, Rio de Janeiro – 18ª rodada do Brasileiro
- 7/8 – CRB x Cruzeiro – 19h30 – Rei Pelé, Maceió – volta oitavas da Copa do Brasil
- 9/8 (a confirmar) – Cruzeiro x Santos – Mineirão, Belo Horizonte – 19ª rodada do Brasileiro
Recuperação na Toca da Raposa
Integrante do departamento médico do Cruzeiro, trio permaneceu na capital mineira durante o período de férias para recuperação de lesões: os zagueiros João Marcelo (cirurgia por lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito) e Janderson (cirurgia por lesão ligamentar no joelho esquerdo) e o volante Matheus Henrique (cirurgia por lesão no menisco lateral do joelho direito).
O mais próximo do retorno aos gramados é Matheus Henrique. O camisa 8 se machucou na derrota por 2 a 1 para o Mushuc Runa, em 9 de abril, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, ainda aos 11 minutos do primeiro tempo. Ao No Ataque, o ortopedista e traumatologista do esporte Bruno Canizares estipulou que a volta deve ocorrer em julho, para o segundo semestre da temporada.
Revelado na Toca da Raposa, o volante Lucas Silva, que muitas vezes carrega a braçadeira de capitão no time comandado por Leonardo Jardim, voltou das férias mais cedo, nessa terça-feira (24/6), e já realizou trabalhos físicos no principal centro de treinamentos do clube.
Principais peças de Leonardo Jardim
Ainda não é possível afirmar qual time Leonardo Jardim vai mandar a campo no torneio amistoso. Fato é que o comandante tem um time considerado titular composto por Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, Villalba, Kaiki, Lucas Romero, Lucas Silva, Christian, Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge.
Além desses, têm a confiança do treinador Eduardo, Gabi, William, Jonathan Jesus, Bolasie e Marquinhos. Lautaro Díaz integra a lista, mas não tem o futuro em Belo Horizonte confirmado.
Jogadores do Cruzeiro com mais partidas com Jardim
- Cássio: 20 partidas com Jardim
- Lucas Romero: 20
- Eduardo: 20
- Fabrício Bruno: 20
- Kaiki: 18
- William: 18
- Gabi: 17
- Kaio Jorge: 17
- Lucas Silva: 17
- Wanderson: 16
- Matheus Pereira: 16
- Villalba: 15
- Christian: 14
- Jonathan Jesus: 14
- Bolasie: 13
- Walace: 12
- Marquinhos: 12
- Fagner: 10
- Lautaro Díaz: 10
- Rodriguinho: 7
- Matheus Henrique (lesionado): 6
- Gamarra: 5
- Murilo Rhikman: 5
- Kaique Kenji: 5
- Kauã Prates: 4
- Léo Aragão: 3
- Janderson (lesionado): 1
- João Marcelo (lesionado): 0