Há duas semanas, o Cruzeiro trabalha para recuperar a condição física e manter o embalo no Campeonato Brasileiro. Técnico da Raposa, Leonardo Jardim já tem um esboço para a reestreia na Primeira Divisão, marcada para este domingo (13/7), às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada.
Desde a reapresentação, em 27 de junho, os celestes passaram por dois testes – contra argentinos – no Vitória Cup. Primeiro, perderam para o Defensa y Justicia por 1 a 0. Depois, derrotaram o Banfield pelo mesmo placar. Após o segundo compromisso amistoso, Leonardo Jardim garantiu que os atletas que atuassem por mais minutos tenderiam a iniciar o duelo com o Grêmio.
O comandante não surpreendeu nas escolhas para o triunfo e mandou ao campo do Kleber Machado, em Cariacica, aquele time base, ‘encontrado’ e definido por ele no empate por 1 a 1 com o São Paulo, em 13 de abril, pela terceira rodada da Série A.
Apenas uma mudança chamou a atenção. Na ponta esquerda do ataque, Wanderson deu lugar a Marquinhos. A ausência do camisa 94 tem relação com um desconforto muscular no último treino do Cruzeiro (sábado, 5 de maio) antes do duelo. Posteriormente, o considerado titular treinou normalmente com o restante da equipe na Toca da Raposa 2.
A principal disputa entre os 11 iniciais tem sido na lateral direita. De acordo com as movimentações de Leonardo Jardim, William se sobressai em relação a Fagner – o camisa 12, inclusive, tem sido a primeira opção desde 22 de maio, na vitória por 3 a 0 sobre o Vila Nova, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil.
Provável escalação do Cruzeiro
Contra o Grêmio, o Cruzeiro deve ir a campo com: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Silva, Lucas Romero, Matheus Pereira e Christian; Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge.
Escalação do Grêmio
Técnico do Grêmio, Mano Menezes tem boas notícias. Ele cravou o retorno de Villasanti na vaga de Dodi, suspenso. Sem plenas condições físicas, o volante paraguaio de 28 anos não defendeu o clube gaúcho no último compromisso, a vitória por 2 a 0 sobre o São José, nessa terça-feira (8/7), pela Recopa Gaúcha.
O treinador ainda pode voltar a contar com o zagueiro Kannemann e o atacante Braithwaite. A dupla, que já voltou a treinar, também ficou de fora da decisão gaúcha. O primeiro por sintomas gripais. O segundo por causa dores no tornozelo direito.
Por outro lado, Marlon, emprestado pelo Cruzeiro até o fim da temporada, é desfalque garantido. Conforme apurado pelo No Ataque, o tricolor gaúcho não pagará ao clube mineiro a multa de R$ 1,5 milhão para que o lateral-esquerdo possa atuar. A tendência é que Mano Menezes o substitua por Lucas Esteves.
O Grêmio deve ir a campo com: Thiago Volpi; Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann e Lucas Esteves; Villasanti, Alex Santana e Cristaldo; Alysson, Kike Olivera e Braithwaite.
Cruzeiro e Grêmio no Brasileiro
O duelo entre Cruzeiro e Grêmio será a reestreia de ambos no Campeonato Brasileiro. A Raposa competiu no torneio pela última vez em 12 de junho, no empate sem gols com o Vitória, no Barradão, em Salvador. No mesmo dia, o tricolor recebeu o Corinthians na Arena, em Porto Alegre, e empatou por 1 a 1.
Na tabela, a situação das equipes também é distinta. O Cruzeiro, embalado, alcançou a vice-liderança, com 24 pontos, sete vitórias, três empates e duas derrotas. O Grêmio, ainda ansiando por estabilidade, aparece na 11ª posição, com 11 pontos, quatro triunfos, quatro igualdades e quatro tropeços.