Para alegria da torcida, o Cruzeiro voltará a atuar oficialmente. No páreo pelo título do Campeonato Brasileiro, a Raposa recebe o Grêmio no Mineirão, em Belo Horizonte, neste domingo (13/7), a partir das 20h30, pela 13ª rodada. O No Ataque informa, a seguir, os desfalques, as prováveis escalações e mais informações.
O Cruzeiro precisou lidar com a pausa no calendário nacional para a Copa do Mundo de Clubes em momento de ascensão, o que gera o seguinte questionamento: após as férias de 14 dias, o grupo manterá o ritmo ou precisará de tempo para ‘reaquecer o motor’?
A torcida pôde ver uma prévia no Vitória Cup, torneio amistoso. Diante do Defensa y Justicia-ARG, o técnico Leonardo Jardim mesclou a equipe e testemunhou derrota por 1 a 0. Na vitória sobre o Banfield-ARG, o comandante português entrou com o time considerado titular, fez várias alterações ao longo da partida, e venceu por 1 a 0.
A boa sequência de resultados colocou o time na vice-liderança da Série A, com 24 pontos, sete vitórias, três empates e duas derrotas – o Flamengo ocupa a liderança, com 27 pontos, e não pode perdê-la na rodada devido ao saldo de gols. O desempenho positivo também garantiu à Raposa duas vitórias contra o Vila Nova e a classificação às oitavas da Copa do Brasil.
Em compromissos oficiais, considerando Copa Sul-Americana, Brasileiro e Copa do Brasil, o Cruzeiro carrega invencibilidade de 12 jogos e pretende ampliá-la.
O Grêmio ainda busca estabilidade. Avançou aos playoffs da Sul-Americana, o que desagradou a torcida, que exigia classificação direta às oitavas, e caiu na Copa do Brasil para o CSA. No início do ano, o tricolor levou a pior na disputa pelo Campeonato Gaúcho, contra o arquirrival Internacional. Apesar disso, conquistou a Recopa diante do São José, nessa terça-feira (8/7).
No Campeonato Brasileiro, a briga do Grêmio tem sido no meio da tabela. A equipe aparece na 11ª colocação, com 16 pontos, quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
Cruzeiro x Grêmio: prováveis escalações
Escalação do Cruzeiro
Técnico celeste, Leonardo Jardim havia dito que acionaria contra o Grêmio os atletas que atuassem por mais tempo no triunfo contra o Banfield.
Assim, não há muitas dúvidas em relação à escalação. A principal é no setor ofensivo. Na ponta esquerda do ataque, Wanderson deu lugar a Marquinhos contra o Banfield. A ausência do camisa 94 teve relação com um desconforto muscular no último treino do Cruzeiro (sábado, 5 de maio) antes do duelo. Posteriormente, o considerado titular treinou normalmente com o restante da equipe na Toca da Raposa 2 e deve atuar.
Retorna ao time Christian. O volante havia cumprido suspensão no empate sem gols com o Vitória, em 12 de junho, pela 12ª rodada do Brasileiro. Ausência certa é a de Eduardo. O meio-campista recebeu cartão vermelho diante do Leão da Barra.
Ainda no departamento médico, seguem fora os zagueiros Janderson (lesão ligamentar no joelho esquerdo), João Marcelo (lesão ligamentar no joelho direito) e Matheus Henrique (lesão no menisco lateral do joelho direito). A Raposa tem se animado com o processo de recuperação dos dois últimos.
Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Silva, Lucas Romero, Matheus Pereira e Christian; Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Escalação do Grêmio
Técnico do Grêmio, Mano Menezes tem boas notícias. Ele cravou o retorno de Villasanti na vaga de Dodi, suspenso. Sem plenas condições físicas, o volante paraguaio de 28 anos não defendeu o clube gaúcho no último compromisso, a vitória por 2 a 0 sobre o São José, nessa terça-feira (8/7), pela Recopa Gaúcha.
O treinador ainda pode voltar a contar com o zagueiro Kannemann. O defensor, que já voltou a treinar, também ficou de fora da decisão gaúcha por sintomas gripais.
Por outro lado, Marlon, emprestado pelo Cruzeiro até o fim da temporada, é desfalque garantido. Conforme apurado pelo No Ataque, o tricolor gaúcho não pagará ao clube mineiro a multa de R$ 1,5 milhão para que o lateral-esquerdo possa atuar. A tendência é que Mano Menezes o substitua por Lucas Esteves.
Sem condições físicas, também não atuarão o lateral-direito João Pedro (fratura na tíbia esquerda), o volante Gustavo Cuéllar (lesão muscular no posterior da coxa direita) e os atacantes Cristian Olivera (se recupera de queimaduras) e Braithwaite (dores no tornozelo direito).
Provável escalação do Grêmio: Thiago Volpi; Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann e Lucas Esteves; Villasanti, Alex Santana e Cristaldo; Alysson, Kike Olivera e Arezo. Técnico: Mano Menezes.