O Cruzeiro reestreia no Campeonato Brasileiro neste domingo (13/7), às 20h30, diante do Grêmio, no Mineirão, em Belo Horizonte. Os números animam a Raposa para o duelo pela 13ª rodada do torneio nacional. Na condição de mandante, os celestes têm amplo favoritismo em relação ao tricolor.
Segundo a Cruzeiropedia, os mineiros já receberam os gaúchos 41 vezes. Em 27, levaram a melhor – o resultado mais comum, inclusive, nos duelos de mando do Cruzeiro é o 2 a 0 a favor. Ainda nos domínios celestes, o Grêmio saiu vitorioso apenas oito vezes. Houve ainda seis empates.
Na história, Cruzeiro e Grêmio mediram forças em 86 oportunidades. Em geral, o retrospecto também favorece a Raposa: 36 vitórias, 23 empates e 27 derrotas.
Já quando o Grêmio manda o confronto, tem os números a favor: 18 triunfos, 16 igualdades e oito tropeços. Em campo neutro, o que ocorreu duas vezes, o Cruzeiro ganhou um jogo e empatou outro.
Cruzeiro x Grêmio: último encontro
Apesar dos números favoráveis, o último encontro, em 27 de novembro de 2024, não traz boas lembranças ao Cruzeiro. O empate por 1 a 1 no Gigante da Pampulha, pela 35ª rodada do Brasileiro, aumentou ainda mais a ira da torcida.
O time, à época comandado por Fernando Diniz, já vivia descenso significativo na Série A – deixou para trás a campanha de G4 realizada no primeiro turno, colecionou resultados negativos e perdeu a oportunidade de se classificar à Copa Libertadores de 2025. Ainda, alguns dias antes do confronto com o Grêmio, o Cruzeiro perdeu de forma incontestável a final da Copa Sul-Americana, por 3 a 1, para o Racing, da Argentina.
Cruzeiro x Grêmio: números do confronto
Retrospecto geral
- 86 jogos
- 36 vitórias do Cruzeiro
- 23 empates
- 27 vitórias do Grêmio
Cruzeiro em casa
- 41 jogos
- 27 vitórias do Cruzeiro
- 6 empates
- 8 vitórias do Grêmio
Grêmio em casa
- 42 jogos
- 8 vitórias do Cruzeiro
- 16 empates
- 18 vitórias do Grêmio