“Temos que ser muito honestos”, iniciou o técnico Leonardo Jardim sobre a possibilidade de o Cruzeiro disputar o título do Campeonato Brasileiro. Na visão do comandante, exposta após goleada por 4 a 1 sobre o Grêmio, nesse domingo (13/7), pela 13ª rodada da Série A, quatro equipes carregam o status de favoritas e estão acima da Raposa na briga. O principal foco dos celestes, segundo o treinador, ainda é outro.
Para Leonardo Jardim, Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense, os representantes do Brasil na Copa do Mundo de Clubes, são times mais ‘avançados’. Na tabela de classificação da Série A, as equipes aparecem em primeiro lugar (27 pontos), quinto (22), sexto (21) e sétimo (20), respectivamente. O Cruzeiro, embalado na competição, ocupa a vice-liderança, com os mesmos 27.
“Temos que ser muito honestos com todos. As equipes que estiveram no Mundial foram equipes que representaram bem o Brasil, têm um elenco que mostraram, chegaram às quartas de final, são equipes que têm muitas funções, estão a trabalhar nos últimos anos, todas ganharam as últimas Libertadores. São equipes que, em termos de processo, isso é importante, estão mais avançadas que nós”, explicou.
Na sequência, Leonardo Jardim reforçou a meta do Cruzeiro na temporada: voltar a disputar a Copa Libertadores em 2026. O treinador fez questão de pontuar que o time não foi montado para ser campeão, e sim exibir competitividade.
“Nesse momento temos nossos objetivos bem definidos. É o que já disse. Se a gente puder ficar em terceiro, não queremos ficar em quarto. Se quisermos ficar em segundo, não podemos ficar em terceiro. Mas não podemos criar expectativas de que o Cruzeiro foi feito para ser campeão. O Cruzeiro não foi feito. Foi feito para ser uma equipe competitiva e chegar à Libertadores. É este o grande objetivo do clube”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Sequência do Cruzeiro na temporada
Com calendário mais enxuto no segundo semestre, o treinador quer do elenco entrega em todos os compromissos pela Copa do Brasil e pelo Campeonato Brasileiro.
“Acreditar em cada jogo. Falo aos jogadores ‘não temos Copa do Mundo, não temos Libertadores, então cada jogo do Brasileiro e da Copa do Brasil tem que ser nossas finais, temos que dar tudo e empilhar todas as nossas qualidades e forças'”, completou.
O Cruzeiro volta a campo nesta quinta-feira (17/6), quando enfrenta o Fluminense no Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 19h30, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pela Copa do Brasil, os celestes jogam a ida das oitavas de final em 30 de julho (quarta-feira), às 19h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. A volta está marcada para 7 de agosto, no mesmo horário, no Rei Pelé, em Maceió.