A goleada do Cruzeiro sobre o Grêmio, por 4 a 1, neste domingo (13/7), no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, fomentou o nome de Kaio Jorge entre diversos torcedores do Cruzeiro, que participaram de uma live do jornalista Jaeci Carvalho no YouTube.
Durante a transmissão, o colunista do Jornal Estado de Minas foi constantemente questionado sobre o destino do Cruzeiro com Kaio Jorge – autor de um hat-trick contra o Grêmio e agora artilheiro da competição, com 11 gols.
Para Jaeci Carvalho, o atacante do Cruzeiro está a caminho da Seleção Brasileira comandada pelo italiano Carlo Ancelotti.
“Kaio Jorge, artilheiro do Brasileiro, vai ser chamado nos dois próximos jogos da Seleção. O Ancelotti está de olho em tudo”, cravou Jaeci que, coincidentemente, se encontrou com o treinador do Brasil em um hotel nos Estados Unidos, horas antes da final do Mundial de Clubes entre Chelsea e PSG. O momento, inclusive, foi registrado nas redes sociais do comentarista.
Os próximos desafios da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo serão em setembro, nos dias 4 e 9, contra Chile e Bolívia, respectivamente. O primeiro jogo será no Maracanã e o segundo fora de casa.
O que está em jogo para Kaio Jorge no Cruzeiro
Revelado pelo Santos, Kaio Jorge já teve a oportunidade de jogar na Europa. Em agosto de 2021, o atacante foi negociado com a Juventus por 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 19 milhões, na cotação da época).
O jogador, contudo, teve problemas físicos e de adaptação na Itália. Uma ruptura de tendão no joelho direito o tirou de campo por 16 meses entre 2022 e 2023.
A lesão ocorreu justo quando o atacante havia ganhado sequência de jogos na Juventus. Sem espaço na Velha Senhora, Kaio Jorge foi emprestado ao Frosinone na temporada 2023/24.
Pela modesta equipe italiana, Kaio Jorge disputou 22 partidas, marcou três gols e deu uma assistência. Ele perdeu espaço com o técnico Eusebio Di Francesco e só entrou em campo em uma oportunidade na reta final do Campeonato Italiano.
Sem destaque, o atacante deixou o clube em junho de 2024 quando terminou o empréstimo. Dessa forma, ele assinou com o Cruzeiro.
Segundo a Juventus, o time celeste firmou acordo para desembolsar até 7,2 milhões de euros (aproximadamente R$ 41,2 milhões) por Kaio Jorge, divididos em três parcelas, por 100% dos direitos econômicos.
Para que o valor a ser recebido pela Juventus atinja 7,2 milhões de euros, Kaio Jorge precisa bater metas estabelecidadas em contrato com o Cruzeiro – como número de partidas como titular e gols.
Ao analisar o desempenho de Kaio Jorge na segunda temporada pelo Cruzeiro – 13 gols e duas assistências em 19 jogos -, Jaeci Carvalho ressaltou que o investimento do clube será recompensado com títulos e uma valorização ainda maior do jogador no mercado.
Contudo, o jornalista acredita que Kaio Jorge não será negociado tão cedo, mesmo diante de possíveis propostas elevadas. “23 anos, hein? Esse jogador vai valer uma fortuna, mas o Cruzeiro não vende não! Vai ganhar título do Brasileirão e da Copa do Brasil [primeiro]”, vaticinou.