Com 27 pontos em 13 rodadas, o Cruzeiro se coloca entre os primeiros na classificação da Série A, despertando a seguinte pergunta: a Raposa é uma das candidatas ao título do Campeonato Brasileiro? O técnico Leonardo Jardim, o zagueiro Lucas Villalba e o atacante Wanderson divergiram, de certa forma, nas respostas, mas compartilharam um denominador: a cautela.
Leonardo Jardim fala em ‘honestidade’
Entre todos, Leonardo Jardim certamente é o menos ousado. O comandante português acredita que os times que representaram o Brasil na Copa do Mundo de Clubes estão mais ‘avançados’ que o Cruzeiro na briga pela taça.
Na classificação da Série A, Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense aparecem em primeiro lugar (27 pontos), quinto (22), sexto (21) e sétimo (20), respectivamente. A Raposa, embalada na competição, ocupa a vice-liderança.
“Temos que ser muito honestos com todos. As equipes que estiveram no Mundial representaram bem o Brasil, têm um elenco que mostraram, chegaram às quartas de final, são equipes que têm muitas funções, estão a trabalhar nos últimos anos, todas ganharam as últimas Libertadores. Em termos de processo, isso é importante, estão mais avançadas que nós”, iniciou.
Depois, o treinador reforçou que o Cruzeiro foi montado para competir e conquistar vaga na Copa Libertadores, não para ser campeão brasileiro.
“Neste momento, temos nossos objetivos bem definidos. Se a gente puder ficar em terceiro, não queremos ficar em quarto. Se quisermos ficar em segundo, não podemos ficar em terceiro. Mas não podemos criar expectativas de que o Cruzeiro foi feito para ser campeão. O Cruzeiro não foi feito. Foi feito para ser uma equipe competitiva e chegar à Libertadores. É esse o grande objetivo”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Lucas Villalba pede tempo para afirmar
Nem que sim, nem que não. Villalba preferiu não responder se o Cruzeiro está no páreo pelo título da Série A. O zagueiro argentino explicou que está cedo para previsões e mencionou o calendário exaustivo do futebol nacional.
“Não vou falar disso. Faltam muitos jogos pela frente, jogos da Copa do Brasil. Temos que ir jogo a jogo. Foi assim que conquistamos e hoje estamos na parte de cima da tabela. Tem muito jogo pela frente ainda. Há muitas equipes também que trouxeram reforços e vai ser difícil de jogar. Na medida que as partidas passarem, veremos para o que estamos”
Lucas Villalba, zagueiro do Cruzeiro
Wanderson apresenta otimismo
Wanderson mudou um pouco o tom. Otimista, o atacante, contratado em fevereiro deste ano, argumentou que assinou com o Cruzeiro pensando em títulos. Para isso, alertou, todos do elenco precisam compartilhar tal visão – o que, segundo ele, é a realidade na Toca da Raposa.
Porém, assim como Villalba, Wanderson pontuou a necessidade de concentração e trabalho visando o compromisso seguinte, sem pular etapas.
“Quando cheguei aqui, já falei na coletiva que o meu objetivo era conquistar títulos. Mas é preciso que todos estejam com essa visão e queiram trabalhar dia após dia. E é isso que a gente tem feito, né? Principalmente com o que o mister tem passado. Acho que todos têm comprado essa ideia de dia após dia a gente trabalhar e se preparar para cada jogo. Espero continuar dessa forma, com o grupo entregando o máximo e conquistando as vitórias”
Wanderson, atacante do Cruzeiro