CRUZEIRO

Fluminense x Cruzeiro: onde assistir ao vivo e escalações pelo Brasileiro

Cruzeiro visita Fluminense no Maracanã, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (17/7), a partir das 19h30, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro

Compartilhe

A próxima missão do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro é fora de casa. Os comandados do técnico Leonardo Jardim enfrentam o Fluminense, recém-chegado da Copa do Mundo de Clubes, no Maracanã, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (16/7). O duelo pela 14ª rodada do torneio nacional será às 19h30. O No Ataque informa, a seguir, onde assistir ao confronto, as prováveis escalações e mais.

O Fluminense chega confiante para o compromisso, que significará o reencontro com a torcida. Apesar de ter caído na semifinal do Mundial para o Chelsea, contrariou as previsões e se tornou o time brasileiro mais longevo na competição.

Na Primeira Divisão, o clube carioca briga na parte de cima da tabela. Entra na rodada em sétimo lugar, com 20 pontos, seis vitórias, dois empates e três derrotas. Ao longo do torneio, o Fluminense terá de repor os dois jogos que lhe faltam.

A palavra ‘confiança’ também tem feito parte do vocabulário celeste. O Cruzeiro tem colecionado atuações e resultados positivos. Invicto há 13 partidas, considerando Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana, aparece na segunda posição, com 27 pontos, oito triunfos, três igualdades e dois tropeços.

O Flamengo, líder, com os mesmos 27 pontos, perdeu para o Santos por 1 a 0, nessa quarta-feira (16/7), na Vila Belmiro, pela 14ª rodada da Série A. Sendo assim, o Cruzeiro pode assumir o topo – um empate já basta.

Cruzeiro tenta quebrar ‘maldição’ no Maracanã

Diante do Fluminense, a Raposa tenta quebrar uma ‘maldição’ que enfrenta no Maracanã. Desde que o estádio foi reinaugurado, em 2013, já recebeu 22 jogos do Cruzeiro. Desses, o clube estrelado saiu vitorioso em apenas um: 2 a 0 sobre o Flamengo, em agosto de 2018, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores – nas quartas, caiu para o Boca Juniors.

São, ainda, outros seis empates e 15 derrotas (aproveitamento de 13% no Maracanã). Em setembro de 2017, em uma das igualdades mencionadas, a Raposa encaminhou o título da Copa do Brasil ao descolar empate por 1 a 1 com o Flamengo na condição de visitante – na volta, venceu nos pênaltis após 0 a 0 no tempo regulamentar.

Cruzeiro enfrenta jejum diante do Fluminense

O Cruzeiro não deseja apenas começar a trilhar novos caminhos no Maracanã, como dar fim a longo jejum diante do Fluminense fora dos próprios domínios. A Raposa não sabe o que é vencer o tricolor carioca fora de casa desde 18 de novembro de 2012, no Engenhão. Na ocasião, Montillo e Élber marcaram os tentos do triunfo por 2 a 0, e o Cruzeiro carimbou a faixa de campeão do adversário.

Dali em diante, apenas desfechos desfavoráveis – à exceção do empate por 1 a 1 que precedeu a classificação às quartas de final da Copa do Brasil de 2019, na qual o Cruzeiro se despediu na semifinal, diante do Internacional. O retrospecto desde o início de 2013 tem oito vitórias cariocas e três igualdades.

Fluminense x Cruzeiro: onde assistir

Os torcedores de Fluminense e Cruzeiro que não forem ao Maracanã poderão assistir ao confronto por três canais: Cazé TV, no Youtube, Premiere, no pay-per-view, e Record, na TV aberta.

Fluminense x Cruzeiro: prováveis escalações

Escalação do Fluminense

A principal dúvida do Fluminense é a presença ou não do meia-atacante colombiano Jhon Arias. A estrela do clube carioca encaminhou acerto com o Wolverhampton, da Inglaterra. A expectativa é que haja uma despedida diante dos torcedores.

Recém-chegado ao tricolor, o repatriado John Kennedy desembarcou no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (16/7). Entretanto, por não ter participado da rotina de treinamentos, não será relacionado para o duelo com o Cruzeiro.

Otávio segue no departamento médico. O meio-campista rompeu o tendão de Aquiles da perna direita durante treinamento ainda em março e precisou passar por cirurgia.

  • Provável escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Fuentes; Martinelli, Hércules, Nonato e Jhon Arias; Soteldo e Cano. Técnico: Renato Gaúcho.
  • Pendurados do Fluminense: Samuel Xavier, Freytes e Bernal
  • Desfalques do Fluminense: John Kennedy (recém-contratado, ainda não treinou), Otávio (recuperação de lesão) e Ganso (edema na coxa)

Escalação do Cruzeiro

Leonardo Jardim não deve poupar forças no duelo com o Fluminense, apesar da sequência intensa de jogos no decorrer do mês. Portanto, não há muitas dúvidas em relação à escalação.

O treinador terá que pensar em um substituto para a vaga do lateral-esquerdo Kaiki, suspenso por três cartões amarelos. As opções, tornadas públicas por ele, são: acionar o jovem Kauã Prates, lateral-esquerdo de 16 anos, ou deslocar o lateral-direito William ou o zagueiro Lucas Villalba para a faixa esquerda do gramado – os dois últimos já fizeram a ala durante a atual temporada.

Por ter experiência no setor quando atuava pelo Wolfsburg-ALE, William deve assumir a função e deixar a lateral direita para Fagner. O camisa 12 havia solicitado substituição na vitória por 4 a 1 sobre o Grêmio, nesse domingo (13/7), devido à dores no quadril, mas tem treinado normalmente.

Caso o escolhido seja Villalba, Jonathan Jesus faz dupla de zaga com Fabrício Bruno. Já a entrada de Kauã Prates não altera a formação da equipe.

Quem retorna ao time é Eduardo. Diante do Grêmio, o meio-campista cumpriu suspensão. Ele havia recebido cartão vermelho no empate sem gols com o Vitória, em 12 de junho, pela 12ª rodada do Brasileiro.

Ainda no departamento médico, seguem fora os zagueiros Janderson (lesão ligamentar no joelho esquerdo), João Marcelo (lesão ligamentar no joelho direito), além do volante Matheus Henrique (lesão no menisco lateral do joelho direito).

  • Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kauã Prates; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim
  • Pendurados do Cruzeiro: Cássio, Lucas Silva e Kaio Jorge
  • Desfalques do Cruzeiro: Janderson, João Marcelo e Matheus Henrique (lesionados)

Fluminense x Cruzeiro: personagens

“A gente fez um grande Mundial, não dá para ficar se lamentando. Infelizmente, saímos, mas queríamos ganhar, queríamos dar de presente para nosso torcedor a nossa ida para uma final. Mas não deu. Volto a repetir: a gente sai de cabeça erguida. E volta para nossa realidade… O importante é que saímos dessa Copa do Mundo muito fortalecidos por tudo que fizemos, em todos os sentidos. O grupo volta mais forte, o torcedor com confiança maior no grupo. Agora a gente vai brigar pelas competições que temos no Brasil.. Vamos ser mais cobrados ainda. O torcedor se animou e vai querer as mesmas apresentações no Brasil… Essa parte psicológica eu vou trabalhar com os jogadores, porque, querendo ou não, nossa responsabilidade aumentou”

Renato Gaúcho, técnico do Fluminense

“Eu acho que o jogo do Fluminense será outro. Cada jogo tem sempre a sua história. A gente tem que analisar um Fluminense que tem um efetivo de grande qualidade, como mostrou no Mundial, um Fluminense que há dois anos ganhou a Libertadores, que tem um dos melhores treinadores brasileiros que mostrou toda sua qualidade neste campeonato. E temos do nosso lado o Cruzeiro, que em todos jogos vai ter ambição, procurar o resultado e ser competitivo”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Fluminense x Cruzeiro: arbitragem

  • Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
  • Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e Mauricio Coelho Silva Penna
  • VAR: Braulio da Silva Machado
Compartilhe
Sair da versão mobile