O Cruzeiro voltará neste fim de semana ao Nilton Santos, estádio no Rio de Janeiro onde defende longa invencibilidade. A Raposa não perde nenhum jogo para o Botafogo, ‘dono da casa’, desde 2016. Já o retrospecto no local é ainda maior, com sequência positiva que perdura desde 2011.
Botafogo e Cruzeiro vão se enfrentar de novo neste domingo (3/8), a partir das 16h, pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Último Botafogo x Cruzeiro foi marcante
No último jogo entre as equipes, em 27 de julho de 2024, os mineiros venceram os cariocas por 3 a 0, pela 20ª rodada do Brasileirão. Na época, a Raposa estava em alta no Brasileirão, e o resultado dava indícios de ainda mais crescimento, pois o Botafogo era líder.
Essa boa fase do Cruzeiro, porém, não durou muito. Depois da goleada sobre o Glorioso, o time celeste caiu drasticamente de rendimento, saiu da zona de classificação à Copa Libertadores e foi vice-campeão da Copa Sul-Americana.
Os gols do Cruzeiro foram marcados pelo lateral-direito William e os atacantes Álvaro Barreal e Lautaro Díaz. Quem também se destacou foi o meia-atacante Matheus Pereira, com duas assistências.
Outro fator marcante relacionado a esse foi o extracampo do Cruzeiro. Dias antes da partida, vazou áudio em que o presidente Pedro Lourenço afirmou que havia cobrado que o técnico Fernando Seabra escalasse os reforços recém-contratados pelo clube, como Lautaro e o volante Walace.
Invencibilidade celeste
A Raposa defende uma invencibilidade de nove jogos no Nilton Santos – quatro vitórias e cinco empates. O Cruzeiro perdeu pela última vez no estádio em 6 de novembro de 2011. Nesse jogo, o Flamengo bateu a equipe mineira por 5 a 1 pela 33ª rodada da Série A.
Já o Botafogo venceu o Cruzeiro pela última vez no Nilton Santos em 29 de outubro do mesmo ano, pela 32ª rodada. O Glorioso ganhou a partida por 1 a 0, com gol do atacante Loco Abreu.
No retrospecto geral, o Cruzeiro está há 13 jogos sem perder para o Botafogo, com cinco vitórias e sete empates nesse período. A última derrota foi em 11 de setembro de 2016, pela 24ª rodada da Série A. O Glorioso venceu o jogo por 2 a 0 – gols marcados pelo meia Camilo e o atacante Gustavo Canales.