O Cruzeiro viveu semana repleta de desconfianças ao passar batido em três compromissos. Neste domingo (3/8), os celestes superaram o Botafogo por 2 a 0, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, e voltaram a vencer – de forma justa, na visão do técnico Leonardo Jardim. O comandante lamentou as críticas pelo breve período sem sucessos e pediu confiança aos jogadores.
Primeiramente, Leonardo Jardim parabenizou o elenco pela atuação diante do Botafogo. A Raposa foi superior no primeiro tempo e construiu o placar com gols de Christian e Matheus Pereira. Depois, dedicou-se à marcação sem se abster do ataque e segurou o resultado.
“A vitória foi justificada dentro daquilo que nós jogamos. Sabíamos que jogar contra uma equipe como o Botafogo, campeão em título, campeão da Libertadores, seria um jogo extremamente intenso, mas a nossa equipe conseguiu, na fase de ter bola, jogar, e na fase de não ter bola, também defender em conjunto”, iniciou Jardim.
Na sequência, o treinador comentou a repercussão diante dos insucessos anteriores e exigiu respeito pelo grupo. Em 23 de julho, o Cruzeiro visitou o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada do Brasileiro, e empatou sem gols. Depois, em 27 de julho, perdeu para o Ceará por 2 a 1 em pleno Mineirão, pela 17ª rodada. Nessa quarta-feira (30/7), novamente no Gigante da Pampulha, a Raposa não saiu do zero diante do CRB pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
“Quando iniciei o jogo, as pessoas falavam que o Cruzeiro vinha há três jogos sem ganhar. Por**, nós fomos ao Corinthians e empatamos, o Corinthians com a equipe principal. Agora, há três dias, o Palmeiras perdeu para o Corinthians com a equipe principal. Quando eles fazem a mudança de sete ou oito jogadores é diferente. Por isso acho que é importante nós respeitarmos este grupo. Este grupo trabalha, dedica-se, é esforçado. Com certeza que não vamos ganhar todos os jogos, que o último toque não vai sair sempre bem, pô, mas a atitude está lá, e isso é que é importante a gente valorizar”.
Leonardo Jardim
Ainda insatisfeito com a forma que os resultados ecoaram, Leonardo Jardim repudiou o que chama de ‘crítica fácil’ e deu méritos aos jogadores: “Isso é que às vezes a torcida empolga de tal forma, e não só a torcida… vejo mais, vejo na crítica, a crítica fácil. E eu não gosto da crítica fácil, estou aqui para defender os jogadores. Os jogadores têm sido os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da equipe, pela atitude, pelo empenho, pelo compromisso de toda a gente”.
Cruzeiro no Brasileiro
O Cruzeiro chegou aos 37 pontos e segue na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. O Flamengo, com um jogo a menos, manteve-se no topo ao empatar por 1 a 1 com o Ceará, neste domingo, no Castelão, em Fortaleza.
Os celestes voltam a campo nesta quinta-feira (7/8), contra o CRB, às 21h, no Rei Pelé, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Posteriormente, disputarão a 19ª rodada da Série A no próximo domingo (10/8), às 18h30, diante do Santos, no Mineirão, em Belo Horizonte.