Depois de 15 anos, Neymar voltará a enfrentar o Cruzeiro no Mineirão. Na primeira passagem pelo Peixe, o atacante participou do último jogo do time celeste na ‘antiga versão’ do estádio belo-horizontino.
O Cruzeiro recebe o Santos neste domingo (10/8), a partir das 18h30, pela 18ª rodada da Campeonato Brasileiro. A Raposa deverá ter casa cheia no duelo, que pode a colocar na liderança da Série A.
Situação dos times no Brasileirão
Segundo colocado do Brasileirão, o Cruzeiro tem 37 pontos – mesma quantia do Flamengo, que está na primeira posição por causa do saldo de gols (24 a 19). O Rubro-Negro enfrenta o Mirassol em casa neste fim de semana.
Já o Santos está em 15º lugar, com 18 pontos. O 17º colocado e primeiro time na zona de rebaixamento é o Vasco, com 15. Entre as duas equipes está o Vitória, que tem a mesma pontuação com o Peixe, mas duas vitórias a menos (cinco a três).
Histórico de Neymar contra o Cruzeiro no Mineirão
Neymar enfrentou o Cruzeiro no Mineirão em duas oportunidades pela Série A. Coincidentemente, os dois jogos terminaram empatados por 0 a 0.
Na 19ª rodada do Brasileirão de 2009, em 16 de agosto daquele ano, Neymar entrou em campo no segundo tempo, no lugar do atacante Madson. O craque tinha 17 anos na ocasião e ainda era um adolescente recém-promovido ao elenco profissional alvinegro.
Despedida do ‘antigo’ Mineirão
Em 2 junho de 2010, a realidade do jogador era outra. Cruzeiro e Santos empataram em confronto da sexta rodada, disputado nove dias antes do início da Copa do Mundo na África do Sul.
Apesar de ser visto como a maior promessa do futebol nacional, Neymar ficou fora da convocação da Seleção Brasileira para o Mundial. A decisão controversa foi tomada pelo técnico Dunga, que recebeu críticas da imprensa e dos torcedores, principalmente após a eliminação para a Holanda nas quartas de final.
No empate com Cruzeiro, Neymar levou um cartão amarelo e foi substituído por Madson no segundo tempo. Diante do Santos do então camisa 11, a Raposa fez sua despedida do ‘Mineirão antigo’.
Nesse mesmo mês, o estádio fechou as portas e começou as reformas para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, realizadas no Brasil.
O Cruzeiro só voltou a jogar no Mineirão em 3 de fevereiro de 2013, quando bateu o Atlético por 2 a 1, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.