O Cruzeiro reclamou da atuação da arbitragem na derrota por 2 a 1 para o Santos neste domingo (10/8), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. A marcação que mais irritou os donos da casa foi a anulação do gol do atacante Kaio Jorge, quando o jogo estava empatado por 1 a 1. Comentaristas analisaram a jogada.
Aos 18 minutos do segundo tempo, o meia Matheus Pereira desarmou o volante Zé Rafael, do Santos, e iniciou o lance que acabou em finalização certeira de KJ. Em campo, o árbitro Wilton Pereira Sampaio (GO) validou o gol. Contudo, o VAR, comandado por Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ) recomentou a revisão.
No entendimento da arbitragem de vídeo, Matheus Pereira cometeu falta em Zé Rafael na origem da jogada. Wilton Pereira Sampaio foi ao monitor, concordou com a indicação e invalidou o gol.
Comentaristas analisam
Comentarista de arbitragem da Record, o ex-árbitro Sálvio Spínola discordou da decisão final da arbitragem. “No gol anulado do Cruzeiro, para mim o Matheus não comete falta no Zé Rafael, e teve a intervenção do VAR”.
“Nada (de falta). Segue o jogo. Wilton Pereira Sampaio estava próximo da jogada e mandou seguir. O VAR não deveria recomendar revisão. O gol foi legal e a decisão de anular acabou sendo equivocada”, corroborou outro ex-árbitro, Carlos Eugênio Simon, analista de arbitragem dos canais Disney.
Por outro lado, na transmissão do Premiere, a dupla de comentaristas formada pelo ex-jogador Roger Flores e o jornalista Henrique Fernandes entende que houve falta e concordou com a marcação da arbitragem.